Prefeita visitou obras essenciais no Linhares, Santos Dummont e Distrito Industrial nesta quinta-feira, 27

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a prefeita Margarida Salomão realizou uma série de vistorias em obras do município na manhã desta quinta-feira, 27. A chefe do executivo municipal foi até os bairros Linhares, Santos Dumont e no Distrito Industrial conferir os andamentos das ações da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

As visitas e intervenções, muitas delas requeridas há anos, estão sendo realizadas para resolver definitivamente os problemas causados pelas chuvas e alagamentos. Como explica a prefeita, “são intervenções históricas pois estas obras são desafios de décadas e que estão sendo realizadas para acabar de uma vez por todas com os transtornos. O dinheiro público investido aqui, que vai para debaixo da terra, está muito bem empregado. Essa manhã de visita às intervenções, algumas delas quase prontas, todas são obras que vão ser feitas para ficar e implicam que nós não temos medo de investir o dinheiro público com transparência para fazer o que é necessário”.

Margarida esteve acompanhada dos secretários municipais das secretarias de Obras (SO), Lincoln Santos, e de Governo, Cidinha Louzada.

Linhares

A primeira visita da chefe do executivo municipal foi no Linhares. As obras são de ampliação do córrego do Yung, com a demolição de aduelas de concreto para acréscimo de seção do córrego na Rua Odilon Braga. A Prefeitura está trabalhando na extensão de 15 metros, tendo concluído 40% da intervenção.

Para a prefeita, esta é uma demanda da comunidade do bairro Linhares muito antiga e que ainda era objeto de pedido há anos. “Eu estive aqui ainda durante a campanha, e a comunidade pediu que fosse desmontado esses obstáculos, que causam as enchentes do córrego. Tais obstáculos impedem a passagem da água, o que causa o transbordamento. É uma ação que estamos fazendo para minimizar os problemas que a gente encontra em Juiz de Fora na época das chuvas. Esperamos com essa medida que melhore o fluxo da água”.

Segundo o Secretário de Obras, Lincoln Santos, a intenção é criar uma situação para evitar o transbordamento do córrego na via. “As aduelas que foram inseridas causam uma retenção muito grande no córrego, que fazem com que ele transborde, então estamos destruindo estas estruturas para garantir uma maior vazão do córrego neste ponto”, explica.

A PJF, através do Demlurb, ainda realizou a limpeza do córrego e seus afluentes na Rua Firmino de Souza Filho, além de também estar limpando a canalização das manilhas, a fim de melhorar o fluxo da água.

Bairro Santos Dumont

A segunda visita realizada por Margarida foi na Rua Francisco Fayer, no bairro Santos Dumont, onde a Secretaria de Obras (SO) está realizando a implantação de uma nova rede de drenagem, aumentando a extensão da rede em 2.000 metros. As obras tiveram início neste mês e possuem um custo de R$ 4.800.000,00.

“Esta é uma obra muito demandada, tanto pela Câmara Municipal de Juiz de Fora, como também demandada a mim, que assumi este compromisso na campanha eleitoral. É importante que compromissos assumidos se tornem compromissos cumpridos. Isso é na verdade um corta-caminho, pois além de estarmos atendendo uma região importante da cidade, com um grande número de moradores, o mais importante é que quem vem da zona sul, poderá chegar mais rápido na Avenida Costa e Silva, dando mais agilidade aos motoristas”, afirma a prefeita Margarida Salomão.

Segundo o secretário de obras, Lincoln Santos, a Prefeitura está “implementando 2 mil metros de rede de drenagem, com tubos de polietileno de 1 metro de diâmetro, chegando até a Rua Francisco Fayer e com isso iremos fazer um calçamento com intertravado, gerando uma nova rota de deslocamento para os moradores da região”. O objetivo é revitalizar a via e melhorar o escoamento da água.

Distrito Industrial

No terceiro local visitado, no Distrito Industrial, zona norte da cidade, a prefeita lembrou que as obras já estão 80% concluídas e que também são de demandas históricas da região. Aqui, as equipes estão concentradas na implantação de rede de drenagem na Rua Fernando Lamarca, com uma extensão de rede de 360 metros, com um custo de R$ 800.000,00. A previsão é de mais 3 meses de obra.

A prefeita Margarida Salomão atesta que é uma obra que irá trazer benefícios para toda a cidade, por ser uma área importante para a economia e comércio do município. “Isso é uma demanda que eu recebi por muito tempo. Primeiro, como deputada federal tentei obter recursos, emenda parlamentar para fazer essa obra. Depois disso, como prefeita, me reuni aqui com o Secretário de Obras, Lincoln, várias vezes, pensando na expectativa de formar uma parceria, mas de qualquer forma, a prefeitura está assumindo essa intervenção e vamos remodelar a rede e eliminar os problemas”, ressalta.

No local, a Prefeitura está remodelando as redes de drenagem que estavam completamente obstruídas. “Já fizemos o lançamento da rede no Rio Paraibuna e já estamos fazendo a rua Fernando Lamarca e logo em seguida na Rua Bruno Simili, resolvendo definitivamente as enchentes no Distrito Industrial”, explica Lincoln.

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.