Despoluição do Rio Paraibuna – PJF avança com obras complementares do coletor de esgoto do Córrego Marilândia

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em setembro, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) concluiu uma etapa importante do projeto de despoluição do Rio Paraibuna: a implantação dos 800 metros do coletor de esgoto nas margens do Córrego Marilândia. Agora, a PJF avança com as obras complementares nas vias próximas ao curso d´água, que irão receber um total de 700 metros de redes de PVC.

Atualmente, a intervenção está focada na Rua Otília de Souza Leal, esquina com a Rua das Calcedônias, no bairro Marilândia. Para a execução dos trabalhos, o trânsito na rua está operando no esquema “pare e siga”, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Segundo o diretor de desenvolvimento e expansão da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), Marcelo Mello do Amaral, a previsão é de que os serviços sejam finalizados até o final do ano. “Após a obra, será possível encaminhar o material que antes era despejado no Córrego Marilândia para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, no bairro Granjas Bethel. Quem ganha com isso são os moradores da comunidade, que terão benefícios como a redução de doenças e o aumento da expectativa de vida”.

O curso d’água é afluente do Córrego São Pedro, um dos mais extensos do município, que abrange a Cidade Alta, além de comunidades como Vale do Ipê e Borboleta. Ao longo dos próximos anos, o Córrego São Pedro receberá 12 mil metros de redes coletoras, dos quais 5.200 já foram implantados.

Projeto de despoluição

Orçado em mais de R$ 130 milhões, o conjunto de obras de despoluição do Rio Paraibuna abrange a implantação de 40 mil metros de redes nas margens do rio e intervenções nos córregos Tapera, Matirumbide, Yung e São Pedro. O projeto prevê também a implantação de cinco estações elevatórias de esgoto, das quais duas já estão em atividade. Além da ETE União-Indústria, em operação desde junho de 2020, a iniciativa inclui ainda a ampliação da ETE Barbosa Lage e a construção de uma nova ETE no bairro Santa Luzia.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.