Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), neste mês em que comemoramos o Outubro Rosa, a Farmácia Central da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizará, nesta sexta-feira, 21, das 9h às 12h, uma ação de educação em saúde, abordando o tema câncer de mama e colo do útero, e de forma mais abrangente a saúde da mulher.
Na sexta-feira, a Farmácia Central, vinculada ao departamento de assistência farmacêutica (DAF), da Secretaria de Saúde (SS), irá ofertar uma cartilha contendo as vias de acesso para o exame clínico das mamas, mamografia e o preventivo (Papanicolau) , apresentando os grupos prioritários para tais procedimentos, vacinação para saúde da mulher, sinais e sintomas, fatores de risco e protetores para o câncer de mama e do colo do útero. Durante a ação, será também disponibilizado um espaço dedicado sobre como as mulheres devem observar suas mamas: alteração da forma, coloração, presença de líquidos e nódulos.
“Ainda teremos o banner do auto exame, que vai oferecer às mulheres a possibilidade de aprender a realizar o autocuidado das mamas. No dia da ação, as mulheres poderão sentir a ‘Mama Amiga’ que, pelo contato tátil, perceberão diferentes alterações no tecido mamário”, explica Juliana Marques Martins, farmacêutica da Farmácia Central. Haverá distribuição do laço rosa da campanha e lembrancinhas temáticas e as mulheres poderão contar ainda com o tira dúvidas com a equipe de farmacêuticos do equipamento de saúde.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelam que a incidência de câncer de mama diagnosticada em 2022 chegará a 66 mil. E em outra ponta, os dados de diagnóstico precoce nos revelam um prognóstico de cura de até 90%, fato importante. Vale ressaltar que o Ministério da Saúde, preconiza a mamografia para mulheres entre 50 a 69 anos, ao menos a cada dois anos e anualmente os exames clínicos da mama em mulheres entre 40 a 49 anos.
O terceiro câncer mais incidente nas mulheres é o câncer do colo do útero. A estimativa do Ministério da Saúde é que, em 2022, aproximadamente 17 mil mulheres sejam diagnosticadas. O rastreamento, pelo exame Papanicolau (preventivo) mostra-se eficaz e deve ser realizado pelas mulheres a partir dos 25 anos que iniciaram a vida sexual.
De acordo com Juliana Martins, “os dados apresentados por um periódico científico, Public Health in Practice, mostram que a campanha do outubro rosa no Brasil, aumenta em até 40% a procura por mamografias no Sistema Único de Saúde (SUS), demonstrando que estamos no caminho certo”. Ainda segundo o Ministério da Saúde, 13% do câncer de mama poderiam ser prevenidos com mudanças no estilo de vida, tais como: controle do peso, alimentação saudável, prática de atividade física de, no mínimo, 150 minutos por semana, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo. Ainda vale ressaltar que estas mudanças previnem outros tipos de câncer e doenças.