Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), mais quatro oficinas de capacitação dos profissionais de saúde do município acontecem nesta quinta-feira, 20, na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a partir das 7h30. A iniciativa integra a agenda das atividades do projeto “Cultura de Paz e Prevenção das Violências: Tecendo Redes”, realizado por meio de parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a UFJF.
Com estes trabalhos, passam a ser 12 o total de oficinas até então desenvolvidas pelo eixo de Educação Continuada. A meta é realizar 16, com mais uma data programada para 17 de novembro. Até o momento, 111 profissionais já passaram pelas oficinas do Projeto. Para esta quinta-feira, são aguardados mais 80.
Para a professora coordenadora do Cultura de Paz, Cacilda Andrade de Sá, “não basta apenas a capacitação para o preenchimento das fichas de notificação das violências, é preciso refletir sobre essas violências e os impactos que elas têm na sociedade”.
A também professora do eixo, Letícia Moura, destaca que foi disponibilizado um material de apoio para os profissionais de saúde que vão participar das oficinas. Segundo ela, esse conteúdo é importante, porque serve de base para um conhecimento mais aprofundado sobre conceitos de violência, cultura de paz, notificação e preenchimento das fichas. “Todo este material foi selecionado criteriosamente com base em evidências científicas, para auxiliar os trabalhos frente a este tema tão relevante”. Na opinião da professora, as oficinas são também estratégicas para a formação da rede de enfrentamento às violências, pois abrem espaços para trocas de experiências, conhecimentos e oportunizam a solidificação dos laços entre as pessoas e seus grupos de atuação.
O material de apoio para as oficinas está disponível no site do Cultura de Paz e na página da Secretaria de Saúde (SS) da PJF.
Cultura de Paz e Prevenção das Violências: Tecendo Redes
O Projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e busca contribuir para o desenvolvimento do Plano Municipal de Fortalecimento da Vigilância das Causas Externas da PJF. A iniciativa tem duração de seis meses e conta, ainda, com fóruns e campanhas que pretendem alcançar as comunidades e sensibilizá-las para o debate sobre o tema e para a busca de soluções para as diferentes demandas.
Outras informações: @culturadepaz ou culturadepaz.wordpress.com
Foto: Ricardo Bedendo