Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), qualificação para inserção no mercado de trabalho. Esse é um dos objetivos do programa “Boniteza Pop – Flores da Esperança” lançado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) em parceria com as Secretarias de Governo, Direitos Humanos e Empav.
No último mês pessoas em situação de rua realizaram no horto florestal da cidade a capacitação “Jardinagem e Cultivo de Plantas Ornamentais” e nesta quinta, 12, receberam da prefeita Margarida Salomão, do diretor-presidente da Empav, Richard Souza e dos secretários Cidinha Louzada e Biel Rocha o certificado do curso.
Mas o melhor ainda estava por vir. Quem concluiu a capacitação foi surpreendido com o anúncio da secretária de Governo. “Todos já estão encaminhados para ocuparem uma vaga na Secretaria de Obras e no Restaurante Popular. Estão prontos para assumir um emprego com carteira assinada. Essa é a primeira equipe formada pelo projeto pioneiro e queremos que vocês sejam exemplo para as próximas turmas”.
A secretária ainda reforçou que a iniciativa retira essas pessoas da invisibilidade e reforçou a importância de outras capacitações que já estão previstas, inclusive a retomada dos estudos com aulas noturnas em turmas especiais. Na próxima segunda-feira, 17, os sete novos servidores iniciam os trabalhos na rotatória do bairro Valê do Ipê, onde irão revitalizar o jardim e plantar petúnias e lambaris roxos.
Biel Rocha lembrou que desde o início da gestão, a prefeita Margarida Salomão lançou o desafio de elaborar políticas públicas para a população em situação de rua. “Não basta só dar comida e cama. Era preciso criar formas para trazê-los ao dia a dia da cidade. Capacitá-los, acompanhá-los, atendê-los na saúde, na educação e na moradia. Estamos trabalhando um conjunto de ações para tornar visível o que era carregado de um preconceito muito grande e oferecer cidadania a essas pessoas”.
Alex Almeida de Jesus é um dos novos contratados e agradeceu pela oportunidade. “É disso que precisamos. Ainda ontem estava à margem da sociedade e hoje me sinto incluído. Sou só gratidão e felicidade”, comemorou.