PJF lança “Boniteza Pop” e promove inserção no mercado de trabalho para pessoas em situação de rua

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), qualificação para inserção no mercado de trabalho. Esse é um dos objetivos do programa “Boniteza Pop – Flores da Esperança” lançado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) em parceria com as Secretarias de Governo, Direitos Humanos e Empav.

No último mês pessoas em situação de rua realizaram no horto florestal da cidade a capacitação “Jardinagem e Cultivo de Plantas Ornamentais” e nesta quinta, 12, receberam da prefeita Margarida Salomão, do diretor-presidente da Empav, Richard Souza e dos secretários Cidinha Louzada e Biel Rocha o certificado do curso.

Mas o melhor ainda estava por vir. Quem concluiu a capacitação foi surpreendido com o anúncio da secretária de Governo. “Todos já estão encaminhados para ocuparem uma vaga na Secretaria de Obras e no Restaurante Popular. Estão prontos para assumir um emprego com carteira assinada. Essa é a primeira equipe formada pelo projeto pioneiro e queremos que vocês sejam exemplo para as próximas turmas”.

A secretária ainda reforçou que a iniciativa retira essas pessoas da invisibilidade e reforçou a importância de outras capacitações que já estão previstas, inclusive a retomada dos estudos com aulas noturnas em turmas especiais. Na próxima segunda-feira, 17, os sete novos servidores iniciam os trabalhos na rotatória do bairro Valê do Ipê, onde irão revitalizar o jardim e plantar petúnias e lambaris roxos.

Biel Rocha lembrou que desde o início da gestão, a prefeita Margarida Salomão lançou o desafio de elaborar políticas públicas para a população em situação de rua. “Não basta só dar comida e cama. Era preciso criar formas para trazê-los ao dia a dia da cidade. Capacitá-los, acompanhá-los, atendê-los na saúde, na educação e na moradia. Estamos trabalhando um conjunto de ações para tornar visível o que era carregado de um preconceito muito grande e oferecer cidadania a essas pessoas”.

Alex Almeida de Jesus é um dos novos contratados e agradeceu pela oportunidade. “É disso que precisamos. Ainda ontem estava à margem da sociedade e hoje me sinto incluído. Sou só gratidão e felicidade”, comemorou.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.