Centro de Vigilância em Saúde realiza Multivacinação e aplica imunizantes de rotina e contra a Poliomielite para menores de 15 anos neste sábado, 15

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), no próximo sábado, 15, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realiza vacinação no Centro de Vigilância em Saúde, localizado na Av. Dos Andradas, 523, no Centro, de 8h às 13h. Buscando ampliar a cobertura da Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação para atualização vacinal de crianças e adolescentes, e em virtude do Dia D de Vacinação Antirrábica na Zona Urbana, os imunizantes de rotina e contra a poliomielite, esta voltada apenas para crianças de 1 ano a quatro anos, 11 meses e 29 dias, serão aplicados somente para crianças e adolescentes de um ano a 14 anos, 11 meses e 29 dias. Também serão aplicadas, mas somente para este público, as vacinas contra a Covid-19 e Influenza.

 

Os pais e responsáveis devem levar o cartão vacinal da criança. As crianças de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade recebem a vacina pólio oral, a gotinha. Ao mesmo tempo, com o intuito de atualizar o cartão vacinal das crianças e dos adolescentes até 14 anos, 11 meses e 29 dias, será realizada multivacinação com a aplicação de diversos imunizantes. Reforçamos que todas as vacinas de rotina podem ser recebidas conjuntamente com os imunizantes contra a Covid-19 e Influenza sem qualquer tipo de problema.

 

A vacina contra a Influenza é voltada para toda a população a partir de seis meses de idade. As doses para estes públicos podem ser tomadas simultaneamente com a vacina contra a Covid. A SS destaca a importância do recebimento da vacina de reforço e pede para que todos aqueles que receberam a 2ª dose há pelo menos quatro meses procurem um posto de vacinação para aumentar sua proteção contra o vírus.

 

As segundas doses dos imunizantes Coronavac e Pfizer, além das vacinas de reforço, são disponibilizadas de forma contínua. A pasta explica que as doses de reforço, ou terceiras doses, para o público geral são apenas para os maiores de 12 anos. Não há recomendação de reforço para as crianças, com idades entre 3 e 11 anos, que recebem apenas as duas doses contra o coronavírus. A dose de reforço só é aplicada para estas pessoas caso elas sejam imunossuprimidas.

 

Até o momento, a quarta dose não está liberada para a população geral, sendo recomendada apenas para pessoas com imunossupressão e pessoas com 18 anos ou mais de idade. 

 

Poliomielite e Multivacinação

 

Para se vacinar, as crianças devem estar na presença dos pais ou responsáveis. É necessário apresentar documento de identificação com foto, cartão SUS ou Certidão de Nascimento, além da caderneta de vacinação, para que seja avaliada também a necessidade da aplicação de outras vacinas.

 

Antes de completar um ano de vida, são necessárias três doses da vacina contra a poliomielite, aos dois, quatro e seis meses, com a vacina da poliomielite inativada (VIP). Com 15 meses, a criança recebe o primeiro reforço com a pólio oral e, aos quatro anos, o segundo reforço (VOP- gotinha).

 

A poliomielite é uma doença contagiosa que, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca de pessoas infectadas, pode contaminar crianças e adultos. O último caso de Poliomielite foi notificado no país em 1989. O Brasil recebeu o certificado de área livre de circulação do vírus selvagem em 1994.

 

A meta é manter o país livre da poliomielite e empreender esforços para a erradicação da doença, além de atualizar a situação vacinal, proteger a população contra as doenças imunopreveníveis e reduzir os bolsões de não vacinados. Para isso, o objetivo é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite na faixa etária de um a menores de 5 anos de idade, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade e melhorar as coberturas vacinais.

 

Documentação Covid

 

Aqueles que forem receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 devem apresentar originais e cópias de documento de identificação com foto (como documento de identidade (RG) ou carteira de motorista) e o CPF, caso o número do mesmo não conste na identidade, além da ficha de vacinação impressa e preenchida. Crianças que não tiverem o documento de identidade, podem apresentar a certidão de nascimento. A PJF pede que seja levado uma cópia do comprovante de residência no nome dos pais ou responsável com endereço em Juiz de Fora. As crianças com comorbidades ou imunossuprimidas, além destes documentos, devem apresentar um laudo ou atestado médico datado de, no máximo, 12 meses, comprovando a condição.

 

As pessoas que vão receber a D2 ou a dose de reforço precisam apresentar apenas a ficha de vacinação, o cartão de vacina e um documento de identificação com foto, enquanto os imunossuprimidos/pessoas com comorbidade, além destes documentos, devem apresentar um laudo ou atestado médico datado de, no máximo, 12 meses, comprovando a condição. Este público pode buscar pela dose de reforço a partir de 28 dias do recebimento da 2ª dose. Não é necessária a apresentação de comprovante de residência.

 

Reforçamos o pedido para todos que serão vacinados levarem, impressa e preenchida, a Ficha de Vacinação, cujo modelo está disponível aqui, isso facilita no momento da triagem e agiliza o processo de vacinação.

 

Segundas doses (adultos)

 

Coronavac – A aplicação da segunda dose do imunizante Coronavac segue a data descrita no cartão de vacina. Recebem a D2 todos aqueles com retorno agendado para o dia 15 de outubro ou data anterior.

 

Pfizer – Quem recebeu a primeira dose da Pfizer no dia 25 de setembro ou antes pode procurar o posto de imunização para receber a segunda.

 

Doses de reforço (adultos)

 

As doses de reforço, ou terceira dose, são destinadas às pessoas a partir de 12 anos que receberam a segunda dose há quatro meses ou mais. Os intervalos entre as doses de reforço são de quatro meses. Recebem também o segundo reforço, ou quarta dose, os imunossuprimidos, com 12 anos ou mais.

 

Para as crianças

 

Pedimos aos pais e responsáveis que levem, impressa e preenchida, a Ficha de Vacinação das crianças, cujo modelo está disponível aqui, isso facilita no momento da triagem e agiliza o processo de vacinação.

 

Vacinas contra a Influenza

 

As vacinas contra a Influenza são voltadas para toda população acima dos seis meses de idade. A vacina contra a Influenza pode ser recebida conjuntamente com os imunizantes contra a Covid-19 e outras vacinas sem qualquer tipo de problema.  Para receber a vacina contra a Influenza, as pessoas devem ir até um dos pontos de vacinação e apresentar um documento original com foto, como carteira de motorista ou documento de identidade (RG).

 

Para se imunizar, é necessário levar documento de identificação original com foto. Para a imunização das crianças, é necessária, além da presença de um responsável, a apresentação de um documento original, juntamente com o cartão de vacina.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.