Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), neste sábado, 8, os produtores de leite e queijo de Juiz de Fora e região terão a oportunidade de conhecer a política de Arranjo Produtivo Local e de se aproximar dos elos que compõe a cadeia produtiva, durante o 1º Fórum dos Produtores do APL do Queijo Minas do Caminho Novo. O evento será realizado no Moinho Zona Norte, localizado na Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 900 – Francisco Bernardino, das 9h às 13h.
Confira a programação completa:
9h – Credenciamento e café de boas vindas
9h30 – Abertura Oficial
10h – Apresentação da política de Arranjo Produtivo Local (APL) e seus benefícios
10h30 – História do Caminho Novo, do Queijo e Instância de Governança Regional
10h45 – Apresentação Case de Sucesso de APL
11h15 – Possibilidades de agregar valor ao Queijo Minas Frescal
11h45 – Estrutura da Governança do APL do Queijo Minas do Caminho Novo
12h30 – Sorteio de prêmios e encerramento
O Fórum é realizado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) juntamente com Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), Sindicato Rural de Juiz de Fora, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG), com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MG), Moinho Zona Norte e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Zona da Mata (Abrasel/ZM), e em parceria com o Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado Minas Gerais (Silemg), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Unidade Gado de Leite), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig/ILCT), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe).
Pioneirismo
O APL de Queijo Minas do Caminho Novo caminha para se tornar o primeiro APL do produto a receber certificação no estado de Minas Gerais. As sete cidades que integram o Caminho Novo possuem alta produção de leite e seus derivados, dentre eles o queijo minas. São mais de 1680 produtores familiares e cerca de 655 não familiares, dentro da bovinocultura do leite.
De acordo com os dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), são mais de 59 milhões de litros de leite produzidos no ano, somando as sete cidades, o que evidencia, ainda mais, a importância econômica e social deste setor produtivo para a população e para os demais entes envolvidos neste segmento.