Brasil conquista mais de 150 pódios em seis dias de Jogos Sul-Americanos

O Brasil acumula 153 medalhas nos Jogos Sul-Americanos 2022, até esta quinta-feira (7.10). São 65 de ouro, 50 de prata e 38 de bronze. O país segue na liderança do quadro geral, 38 à frente da Colômbia, segunda colocada.

Na esgrima, o Brasil conquistou duas medalhas de ouro por equipes: na espada feminina e no florete masculino. “Hoje dei meu sangue para sair daqui com essa medalha. É muito bom também ter a Nathalia (Moelhausen) e a Amanda (Simeão) como companheiras de equipe”, exaltou a caçula da equipe, Victoria Vizeu, 18 anos. “Além de jogarem muito bem, elas são muito parceiras, estão sempre ajudando”, completou.

As mulheres da ginástica também garantiram conquistas de ouro por equipes e no individual geral, com Julia Soares, que não subiu sozinha no pódio. Carolyne Pedro estava ao seu lado com a medalha de prata.

No segundo dia de competições no taekwondo, os atletas brasileiros levaram três medalhas. Sandy Macedo (até 57kg), com o ouro, Edival Marques (até 68kg), com a prata — perdeu na final para o chileno Ignacio Puentes —, e na equipe mista da categoria poomsae, com a prata.

Em Encarnación, cidade no sul do Paraguai, onde estão ocorrendo as disputas da vela, o Time Brasil conquistou cinco medalhas: uma de prata, com Giovanna Prada (IQFoil 95), e quatro bronzes, com Isadora Barbosa (ILCA 6), Gabriella Kid (sunfish), Felipe Fraquelli (ILCA 7) e Guilherme Plentz (IQFoil 95).

“Aqui foi um local bem difícil de competir. Não velejamos nem a metade dos dias previstos, então foi muito duro. Mas fui evoluindo a cada regata e me adaptando. É uma satisfação enorme poder levar a prata para casa”, celebrou Giovanna.

Outras modalidades

O Brasil, campeão por equipes no badminton, também passou para todas as finais da modalidade (individual feminino, masculino e duplas femininas e mistas), o que já garante outras quatro medalhas de ouro ou prata para o país. As decisões serão disputadas nesta sexta (8.10).

O time feminino de handebol estreou com triunfo sobre o Paraguai por 34 x 19. E, no golfe, Andrey Borges, ocupa a 13ª colocação depois de duas rodadas disputadas.

Fonte: Comitê Olímpico Brasileiro (COB)




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.