Juiz de Fora passa pelo 2º maior vendaval desde 2007

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), foi informado que a chuva que caiu na cidade, na tarde desta quarta-feira, 21, atingiu ventos de até 93,2 quilômetros por hora, segundo os registros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com informações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, o volume de água acumulado em apenas 30 minutos registrou 42,35 mm no Bairro de Lourdes, 32,12 mm na Universidade Federal de Juiz de Fora, 25,82 mm em Santa Luzia e 21,32 mm em Graminha.

As equipes da Prefeitura foram deslocadas para a Avenida Itamar Franco, perto do Hospital Monte Sinai, viaduto Augusto Melo Franco, Avenida dos Andradas, Avenida Brasil, na altura do Colégio Vianna Junior e em outras localidades da cidade.  O Corpo de bombeiros e agentes de trânsito da Prefeitura agiram no ponto de ônibus da Rio Branco que desabou. O ponto atingiu um veículo e o motorista não se feriu. Nesta quinta-feira, 22, a equipe já estará no local para efetuar o reparo no ponto.

Equipes da Prefeitura estão atuando para normalizar a situação em diversos pontos da cidade. No momento, a Avenida Brasil está com serviços quase completos para a liberação total das vias. Há atuações, também, na Rua José Calil Ahuagi e na entrada do Furtado, para remover uma grande árvore que se partiu no local. Na Avenida dos Andradas, quase esquina com a Rua Paula Lima, as árvores que caíram sobre os carros que estavam estacionados já estão retiradas com a presença de um caminhão da Prefeitura.

Na altura do Hospital Monte Sinai, a Gasmig foi acionada para reparos em uma vala aberta na via. Agentes de trânsito estão atuando também no local. Equipes foram deslocadas para a Avenida Rio Branco para realizarem a limpeza de bocas de lobo no local. Foram realizados cortes de árvores em árvores que caíram na região do bairro Furtado de Menezes. O Demlurb também está realizando a limpeza das árvores cortadas em diversos pontos da cidade. Até o momento, a Defesa Civil registrou seis ocorrências nesta quarta-feira.

Com as rápidas ações da Prefeitura, diversos pontos da cidade já estão retornando à normalidade. Na Avenida Ibitiguaia, o trânsito já está com fluxo livre. No Santa Luzia, não houve transbordo do córrego. Ações preventivas realizadas pela Prefeitura ajudaram no escoamento da água. A Francisco Bernardino, a Avenida Brasil e a Rua da Bahia já foram desobstruídas.

Assista aos vídeos e a cobertura nas redes da Prefeitura de Juiz de Fora.

Este foi o segundo maior vendaval desde o ano de 2007, quando foi implantada a estação meteorológica automática na UFJF, sendo a 1ª em 26/12/2006 (98,64 km/h) e a 2ª a desta quarta-feira. Os números têm base na Escala de Beaufort, que classifica a intensidade dos ventos quanto a sua velocidade. Essa escala é subdividida em 13 níveis. Hoje em Juiz de Fora foi registrado um caso de Vendaval/tempestade (que se encontra no nível 10 da Escala de Beaufort, que vai de vento calmo [nível 0] até furacão [nível 12]).

Os serviços da Defesa Civil podem ser acionados através do telefone 199.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.