Farmácia Central retoma trabalhos em novo endereço

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), buscando melhorar e humanizar ainda mais o atendimento à população, reabriu nesta quinta-feira, 15, a Farmácia Central em novo endereço, na Avenida Presidente Itamar Franco, 982, Centro (próximo ao Procon).

Este novo espaço foi pensado e planejado para oferecer aos usuários o cuidado farmacêutico, alinhado com as novas perspectivas do Ministério da Saúde. Resguardando a privacidade do atendido, o local conta com salas para o atendimento farmacêutico e abertura de processos para as insulinas análogas, otimização do setor administrativo e de armazenagem dos medicamentos, garantindo os critérios de segurança e qualidade para uma assistência efetiva à população.

Segundo o secretário de saúde, Ivan Chebli, “esse novo espaço da Farmácia Central atende de maneira extremamente satisfatória, não só aos usuários, em condições muito mais humanizadas, mas também os trabalhadores de saúde, que vão dispor de um ambiente acolhedor, acessível, bem organizado, onde a população terá diariamente muito mais conforto para receber os medicamentos necessários para sua atenção integral à saúde. É um esforço da PJF em melhorar todos os ambientes de acolhimento aos usuários, em todas as unidades de saúde, com o objetivo de humanizar esse atendimento e acolher com dignidade nossos usuários”.

A ouvidora Municipal de Saúde, Samantha Borchear, destaca que o espaço “é mais adaptado para as pessoas terem acesso, continua na região central, que é uma demanda que não pode deixar de ser considerada, está bem alojada, os servidores estão bem alocados aqui. Nós queremos que funcione e tenha remédio para a população. Um agradecimento especial à administração por ter uma visão acolhedora, humanizada da assistência à saúde e do acolhimento ao cidadão que depende do acesso à assistência farmacêutica no município”.

A Farmácia Central realiza em média 5.500 atendimentos por mês, possuindo em sua Relação Municipal de Medicamentos (Remume) 141 apresentações farmacêuticas de medicamentos para tratamento de diversas patologias, sendo 24 pertencentes ao grupo da saúde mental e 118 do componente básico da Assistência Farmacêutica.

Conforme o farmacêutico clínico da Farmácia Central, Thiago Soares Pires, “esse novo espaço traz as diretrizes que o Ministério da Saúde preconiza. Teremos o consultório farmacêutico; a sala do componente especializado, onde realizamos o atendimento das insulinas análogas fornecidas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) em parceria com a Secretaria de Saúde (SS); e também realizamos a abertura do processo”.

Farmácia Central

A Farmácia Central é um equipamento de saúde responsável pela dispensação dos medicamentos de saúde mental, ou seja, medicamentos sujeitos ao controle especial, tanto para pacientes de áreas cobertas por uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, quanto pacientes de áreas descobertas, que são aquelas que não possuem UBS de referência.

Em relação aos medicamentos do componente básico da Assistência Farmacêutica, que compreende aqueles para o tratamento de doenças como hipertensão, diabetes, antibióticos e outros elencados na Remume, o atendimento é direcionado aos usuários das áreas descobertas.

A Farmácia Central é responsável também pela abertura de processo administrativo e dispensação das insulinas análogas (glargina e asparte), integrantes do componente especializado da Assistência Farmacêutica, em parceria com a SES/MG.

 

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.