Segundo informações do site da Câmara de Juiz de Fora (PJF), a Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) recebeu um projeto de lei (PL) que busca instituir o Dia do Maçom no Calendário Oficial do município. A proposição chegou aos parlamentares durante o oitavo Período Legislativo e, em caso de aprovação, a data passará a ser comemorada anualmente no dia 20 de agosto.
A Maçonaria chegou ao Brasil em 1801, ainda vinculada às potências francesas. A primeira potência brasileira emergiu em 1822, na cidade do Rio de Janeiro. No ano de 1870, foi fundada a Loja Maçônica Fidelidade Mineira, a mais antiga de Minas Gerais em funcionamento, sendo considerada como a loja-mãe das 19 existentes no município. A justificativa da proposta destaca também alguns dos maçons que passaram pela Casa Legislativa da cidade ao longo de sua história, como Pedro Maria Halfeld, Henrique Guilherme Halfeld, e José Caetano de Morais e Castro.
O PL é de autoria do vereador Sargento Mello Casal (PTB) e, no momento, encontra-se como objeto de deliberação das comissões técnicas. Para acompanhar a tramitação da proposição na Casa, é só clicar aqui.