PJF lança revista de passatempo produzida em parceria com agentes de reciclagem

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), foi iniciado pela PJF a distribuição de revistas de passatempos “Coquetel” sobre preservação ambiental. Nesta terça-feira, 6, a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, entregou os materiais aos representantes das associações de catadores de materiais recicláveis que contribuíram para a elaboração do conteúdo. As revistas, produzidas pela PJF através da Secretaria de Comunicação (Secom), possuem caráter educativo e integram a política de valorização dos agentes ambientais de reciclagem implantada na atual gestão.

A prefeita destacou a importância do material para a educação das crianças da cidade, além de ser um importante meio para conscientizar também os adultos. A chefe do executivo agradeceu a iniciativa da Secom e, ao falar com os agentes de reciclagem, relembrou a necessidade de educar sobre o meio ambiente na atualidade. “A nossa percepção é que vocês fazem um trabalho de muita relevância para a cidade. São agentes de saúde e também desempenham uma atividade que tem um potencial economicamente muito grande para que vocês se tornem independentes e possam viver a vida da melhor maneira possível. Então eu quero cumprimentar vocês. As crianças vão aproveitar muito esse material”, afirma.

Margarida agradeceu também aos outros envolvidos no projeto: o secretário de Comunicação Social, Márcio Guerra; a secretária de governo, Cidinha Louzada; o secretário Especial de Direitos Humanos, Biel Rocha; e a diretora geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), Ana Luísa Guimarães.

A PJF investe na política de valorização da categoria, encarando-os como agentes ambientais. Semanalmente, a Secretaria de Governo (SG) recebe representantes de todas as associações de catadores de materiais recicláveis para dialogar sobre as políticas públicas do município e planejar melhorias nas condições de trabalho. A secretária de governo, Cidinha Louzada, destaca a importância desse trabalho. “Entendemos que o papel dos agentes ambientais de reciclagem é fundamental para o avanço do município e fazemos questão de promover a valorização dos profissionais. Sabemos também que o conhecimento que eles possuem deve ser compartilhado. Por isso, a revista de passatempos será um instrumento de multiplicar a conscientização sobre a importância da reciclagem”, afirma. Cidinha também destacou o carinho com o qual foram feitas as revistas, agradecendo, especialmente, ao chargista da PJF, André Ribeiro.

Os personagens que acompanham os passatempos na revista são charges que retratam representantes da Associação Lixo Certo (Alicer), da Associação dos Catadores de Papéis e Resíduos Sólidos de Juiz de Fora (Apares), da Associação Municipal de Catadores de Papel e Materiais Reaproveitáveis de Juiz de Fora (Ascajuf), da Associação Deus é Maior (Adem) e da Associação Coleta Seletiva – JF. As revistas, como lembra o secretário especial de Direitos Humanos, Biel Rocha, foram feitas em contato direto com os catadores, que deram retorno sobre os materiais.

O presidente da Associação Lixo Certo (Alicer), José Rubens Rodrigues da Rocha “Olá”, ressalta a importância do material produzido. “Nós já trabalhamos com palestras nos colégios e, agora, com as revistas, vai ser muito mais fácil explicar para a garotada a importância da reciclagem e de fortalecer a nossa luta por uma cidade verde. A conscientização vai entrar no coração das crianças através desses personagens da vida real”, afirma. Além da distribuição nas escolas, o material também será disponibilizado nas edições do “Rua de Brincar”, projeto do Programa Boniteza.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.