Feira do Livro de Juiz de Fora começa no feriado e terá cinco dias de programação intensa

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), financiada pelo Edital “Murilão”, do Programa Cultural Murilo Mendes, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a terceira edição da Feira do Livro de Juiz de Fora (FliJuf) começa no feriado do bicentenário da Independência, 7 de setembro, e segue até domingo, 11, com programação no Parque Halfeld e no Teatro Paschoal Carlos Magno, localizado na Rua Gilberto de Alencar, atrás da Igreja São Sebastião – Centro.

Durante a FliJuf, que é promovida pela Editora Paratexto e por Priscilla Thevenet Marketing e Eventos, o público poderá acompanhar lançamentos de livros, contação de histórias, palestras, rodas de conversa, além de apresentações de música e dança, entre outras atrações. As atividades no Parque Halfeld são gratuitas e livres para todos os públicos.

Somente os painéis, seguidos de sessão de autógrafos, com os escritores Eduardo Spohr e Itamar Vieira Jr, no Teatro Paschoal, têm venda de ingressos pelo Sympla. A programação completa do evento está disponível no Instagram @feiradolivrodejf.

Convidados especiais:
Eduardo Spohr | Teatro Paschoal Carlos Magno | 7 de setembro | 14h

Escrevendo de forma amadora desde criança, seu primeiro prêmio veio em 2001, quando tirou o segundo lugar em um concurso literário da PUC, com o conto “O Último Anjo”. O trabalho foi publicado no livro de coletâneas “Com a Palavra”, produzido e editado pelos próprios alunos, com apoio da Vice-Reitoria Comunitária. Anos depois, participou de um curso de roteiro ministrado pelo escritor José Louzeiro e transformou “O Último Anjo” em um livro: “A Batalha do Apocalipse”.

Vencedor do II Concurso Literário da Fábrica de Livros do Senai-RJ, “A Batalha” vendeu mais de quatro mil exemplares de forma independente (entre 2007 e 2009) e mais de 500 mil unidades após o lançamento pelo selo Verus, da editora Record, em 2010. Outros títulos se seguiram, como “Protocolo Bluehand: Alienígenas” (2011) e a série Filhos do Éden. Com livros publicados na Holanda, Alemanha, Portugal e com os direitos de suas obras vendidos para a Turquia, Spohr foi agraciado, em 2012, com o prêmio Fundação Luso-Brasileira na categoria revelação, criado para incentivar o trabalho de artistas de língua lusófona.

 

* Itamar Vieira Jr | Teatro Paschoal Carlos Magno | 10 de setembro | 18h

Escritor e geógrafo. Sua ficção apresenta a perspectiva de indivíduos socialmente marginalizados, vítimas de violências estruturais como o racismo e o machismo. Seu estilo é tributário do modernismo, especialmente da chamada geração de 30, com a presença de elementos considerados fantásticos, mas que fazem parte da cosmovisão religiosa de seus personagens.

Nos artigos de não ficção, Itamar aborda questões fundiárias e identitárias da formação agrária nordestina. A experiência de campo leva Itamar a retomar o projeto incompleto de sua adolescência. Seu primeiro romance, “Torto Arado”, foi lançado em 2019, primeiramente em Lisboa, após vencer o Prêmio LeYa de literatura lusófona. Em 2020, o romance recebe também os prêmios Jabuti e Oceanos de Literatura.

Homenagem

Nesta edição, a feira homenageia a escritora Lygia Fagundes Telles (1923-2022), conhecida como a “dama da literatura brasileira”, que ocupou a Cadeira 16 da Academia Brasileira de Letras. Em sua trajetória, Lygia explorou o universo feminino sob uma perspectiva moderna, rompendo com o moralismo social que deixava a mulher sempre à margem da figura masculina. Entre os livros de sua autoria, estão: “Ciranda de Pedra”, “Seminário dos Ratos”, “A Disciplina do Amor” e “As Horas Nuas”.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.