Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), com o objetivo de reduzir os impactos estruturais no Palacete Santa Mafalda, um dos patrimônios históricos do município, e atendendo à solicitação do Governo Estadual, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) iniciou no último sábado, 27, a retirada das travessias elevadas de pedestres, os chamados traffic calming.
A remoção do primeiro traffic calming teve início às 14h do sábado, de maneira a evitar maiores transtornos no trânsito da Avenida Rio Branco. A primeira operação retirou a travessia elevada localizada na pista dos carros, sentido Manoel Honório. A previsão é que as outras duas travessias, a pista dos carros, sentido Bom Pastor, e pista central, sejam removidas nos próximos dois sábados, 3 e 10 de setembro, sempre na parte da tarde.
A intervenção é realizada com uso de uma retroescavadeira, de maneira que os bloquetes utilizados nas faixas elevadas não sejam danificados e possam ser reaproveitados em outras obras. Após a remoção, é feito um novo asfaltamento no trecho, nivelando a passagem.
Em breve, a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) estará no local para refazer as sinalizações verticais e horizontais nas travessias.