Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), nesta quinta-feira, 7, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) iniciou a Política Municipal de Saúde Integral da População Negra. A primeira etapa de capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Furtado de Menezes.
A primeira fase visa levantar um diagnóstico através de questionários aplicados pelos ACSs aos usuários durante as visitas domiciliares. O secretário de Saúde, Ivan Chebli, esteve presente na capacitação e frisou a importância deste trabalho integrado. “O Brasil é um país desigual e promover saúde vai muito além de implementar uma Unidade Básica de Saúde. É necessário conhecer a realidade da sociedade para buscar a equidade na promoção e atendimento em saúde”.
O objetivo da política é levantar um diagnóstico da população negra no território assistido pela UBS e, posteriormente, desenvolver intervenções buscando melhorar o acesso à saúde da população negra. A Agente Comunitária de Saúde da Unidade Furtado de Menezes, Lucia Cristina, destacou o desafio que a equipe terá para o fortalecimento desta política. “A própria população negra não se autodeclara. Então, nosso trabalho é convencer essas pessoas de suas ancestralidades e mostrar que elas possuem direitos à saúde”.
A Política voltada à saúde da população negra foi fundada em 2011, pelo secretário de Saúde Ivan Chebli. O coordenador do comitê técnico da saúde da população negra, Fernando Eliotério, comentou sobre os desafios para implementar a política. “Após treze anos da política nacional voltada à saúde da população negra, estamos dando um passo importante. Esse projeto-piloto é um marco histórico para Juiz de Fora e coloca o município como modelo mineiro para implementação da política em outras regiões”. Fernando pontua, ainda, que o intuito é iniciar nestas três unidades e, posteriormente, estender a toda rede assistencial de saúde do município.
Além do secretário Ivan Chebli, estiveram presentes na capacitação o gerente do Departamento de Programas, Ações Estratégicas e Gestão Participativa, Flávio Henrique; o gerente do Departamento de Programas e Ações de Atenção à Saúde, João Daniel; membros do Comitê Técnico da Saúde da População Negra, profissionais e agentes de saúde da UBS Furtado de Menezes.
No dia 28 de julho, a capacitação foi realizada com a equipe da UBS Vila Olavo Costa e os ACSs da unidade já estão realizando o diagnóstico da população negra no território assistido pela equipe. Na próxima quinta, 18, às 14h, a capacitação será realizada com profissionais e agentes de saúde da UBS Vila Ideal.