Prefeitura realiza intervenções para marcar o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), para marcar o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou na tarde desta sexta-feira, 29, ações de conscientização no Terminal Rodoviário Miguel Mansur. Quem passava pelo local pôde acompanhar uma intervenção cultural com os artistas Marcus Amaral, Silvania Santos, Fafah e Anita Ramos, que simulavam o tráfico de uma mulher e uma criança. Em seguida, os servidores da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) panfletam informações sobre o tráfico de pessoas.

 

A SEDH participou da Campanha Coração Azul contra o Tráfico de Pessoas, iniciativa da Organização das Nações Unidas. No Brasil, os dados apontam diretamente para o recorte de gênero e de exploração sexual ligados ao crime. Segundo informações do Instituto Livres, dados do período de janeiro de 2020 a junho de 2021, mostram que 75% das vítimas de tráfico de pessoas são crianças, adolescentes e mulheres.

 

A coordenadora de políticas para pessoas com deficiência da SEDH, Rita Petronilho afirma que intervenções como essa são importantes para conscientizar a população sobre casos recorrentes e que não são perceptíveis. “Essas ações são fundamentais, não só no Dia Mundial de Combate ao Tráfico de Pessoas, mas todos os dias. Precisamos chamar a atenção da sociedade, pois casos como esse ocorrem mais do que possamos imaginar. A maior parte do tráfico é de mulheres e meninas negras e de homens, que vão para um serviço análogo à escravidão”.

 

Silvania Santos, Gerente do Departamento de Cultura e Território da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) e uma das artistas responsáveis pela ação, ressalta que esse momento é de provocação, para que possamos cuidar uns dos outros. “A intervenção cultural vem para despertar as pessoas que estão aqui na rodoviária para que casos como esse parem de acontecer e que a população comece a intervir e fazer alguma coisa. A responsabilidade nunca é de um só, mas do coletivo”.

 

Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

 

O dia 30 de julho é conhecido, nacional e internacionalmente, como o “Dia de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas”. A data foi instituída em 2013 após uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, que destaca a importância da reflexão da situação das vítimas do tráfico de seres humanos.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.