Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o videodocumentário “Empodere-se”, que registra o projeto homônimo, executado em Juiz de Fora com financiamento do Edital “Fernanda Müller de Cultura Trans”, será lançado na próxima sexta-feira, 22, às 19h, no Teatro Paschoal Carlos Magno, localizado na Rua Gilberto de Alencar, atrás da Igreja São Sebastião, no Centro. A entrada é franca e livre para todos os interessados.
Com duração de 32 minutos, o filme mostra a dinâmica das três oficinas artístico-culturais oferecidas gratuitamente para o público LGBTQIA+, durante os meses de março e abril deste ano. Após o lançamento, o conteúdo será disponibilizado no YouTube.
De caráter multidisciplinar, o projeto ofereceu experimentações e vivências lúdicas em três áreas: visagismo, voz e corpo. Os conteúdos foram ministrados por Marilia Neves (maquiagem, cabelo e design de rosto), Tânia Bicalho (preparação vocal, incluindo lip sync) e Marcela Sena (preparação corporal, performance e dança contemporânea). O coreógrafo e bailarino Rômulo Morada, que carrega no currículo trabalhos com artistas como Xuxa, Ivete Sangalo, Anitta, Rouge, Pablo Vittar, Majur e Kelly Key, fez uma participação especial no projeto, ministrando aula no Teatro Paschoal Carlos Magno.
O Edital “Fernanda Muller de Cultura Trans” foi lançado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), como parte da edição 2021 do Programa Cultural Murilo Mendes, que é gerido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). O objetivo do edital foi fomentar ações e iniciativas artísticas culturais, individuais ou coletivas, promovidas pela ou para a comunidade transgênera, travesti, não-binária, queer e agênero.