A Palavra de Deus é a arma mais poderosa do universo. É ao mesmo tempo uma arma de ataque, como uma espada, e também o que nos proporciona obter o equipamento de defesa, o escudo de proteção contra as incursões malignas: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo” (Efésios 6: 11).
Como espada, a Palavra é mais penetrante e muito mais cortante do que qualquer arma física:
“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” (Hebreus 4: 12).
Ela está à nossa disposição para lutar contra o inimigo verdadeiramente danoso: “Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus” (Efésios 6: 17).
Também é com a Palavra de Deus que obtemos o equipamento para a defesa espiritual, a fé: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10: 17).
A fé, obtida pelo ouvir da Palavra, é o nosso escudo contra os disparos do maligno: “Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno” (Efésios 6: 16).
Essas são as nossas armas: “As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas (2 Coríntios 10: 4).
Quem guarda as lições de Deus no coração e aprende a manusear a Palavra, torna-se invencível nas batalhas espirituais: Com Deus conquistaremos a vitória, e ele pisará os nossos adversários (Salmos 108: 13).
O próprio Jesus nos demonstra como utilizar a Palavra de Poder como veremos na semana que vem, na continuação deste artigo.