Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), durante os meses de maio e junho, a equipe que realiza o trabalho técnico-social sobre as obras de despoluição do Rio Paraibuna contabilizou mais de 800 pessoas atendidas pelo projeto, que tem como objetivo informar a população sobre as obras realizadas pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), além de propagar boas práticas para a manutenção dos cursos d’água da cidade. Os trabalhos de conscientização tiveram como foco principal a população das áreas onde, atualmente, acontecem intervenções, como os bairros cortados pelo Córrego Tapera, que está recebendo coletores de esgoto em toda sua extensão.
A assistente social da Cesama, Patrícia Groppo, detalha os trabalhos realizados. “Em maio, a educação ambiental foi aplicada nos bairros Nossa Senhora das Graças e Eldorado, onde distribuímos uma circular informativa falando sobre a retomada das obras naquela comunidade. Desta forma, os moradores tomaram conhecimento sobre o que está sendo feito. O projeto incluiu, também, as Escolas Municipais Theodoro Frederico Mussel e Vereador Marcos Freesz, tendo como público-alvo alunos do Primeiro Ano Fundamental até o Terceiro Ano do Ensino Médio. Nas escolas, a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) fez um trabalho de conscientização sobre a importância do saneamento básico para o desenvolvimento urbano, além de evidenciar o papel da companhia e da população para a preservação dos recursos hídricos do município, atingindo cerca de 240 estudantes”.
Em junho, a empresa montou um estande no Parque da Lajinha para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5. Houve distribuição de revistas educativas da Turma da Mônica, voltada para o público infantil e, ainda, demonstrações, por meio de microscópio, sobre a vida presente em uma gota d’água. Mais de 150 pessoas passaram pelo local. O mesmo estande foi montado no final do mês na Escola Estadual Patrus de Sousa, no Santa Terezinha, contando com a participação de 400 alunos dos Ensinos Fundamental e Médio. A vice-diretora e professora de Biologia da instituição, Bárbara Bruna Abreu Castro, elogiou a iniciativa. “Os alunos adoraram a experiência, especialmente o uso dos microscópios, que foi fantástico, uma novidade para eles. O trabalho foi muito proveitoso”.
O próximo foco dos trabalhos de conscientização será a região Sul de Juiz de Fora, em virtude do início das obras de implantação do coletor de esgoto do Córrego Santa Luzia. A partir desta segunda-feira, 11, a equipe do trabalho técnico-social irá distribuir panfletos informativos e fazer contato com os moradores da região, esclarecendo sobre as obras que fazem parte do sistema de tratamento de esgoto da Região Sul e apontando seus benefícios.