Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Saúde (SS), segue realizando nesta segunda-feira, 27, a vacinação contra a Influenza. Em decorrência do término da campanha, a imunização contra Influenza terá como público-alvo toda a população. A Secretaria de Saúde reforça a importância dos grupos prioritários continuarem buscando o imunizante por conta dos riscos de complicações nesses públicos.
A vacinação contra o vírus da gripe possibilita a prevenção e o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.
A aplicação acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, de 8h às 10h30 e de 13h às 16h em todos os dias da semana, exceto nas quintas-feiras, quando o horário de aplicação é de 8h às 10h30 e de 13h às 14h30 . O Serviço Saúde do Idoso (Sasi), exclusivamente para a população da terceira idade, também aplica os imunizantes, de 8h às 14h, sem intervalo para almoço. O Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente (DSMGCA) vacina exclusivamente para as crianças e as gestantes, de segunda a sexta, de 8h às 16h.
A vacina contra a Influenza pode ser recebida conjuntamente com os imunizantes contra a Covid-19 e outras vacinas sem qualquer tipo de problema. Para receber a vacina contra a Influenza, as pessoas devem ir até um dos pontos de vacinação e apresentar um documento original com foto, como carteira de motorista ou documento de identidade (RG). Para se imunizar, o trabalhador deve levar declaração e/ou comprovante (contracheque, carteira de trabalho) de vínculo profissional. Para a imunização das crianças, é necessária, além da presença de um responsável, a apresentação de um documento original, juntamente com o cartão de vacina.
A vacina oferecida é a trivalente, capaz de proteger contra os três principais tipos de vírus “da gripe” em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A imunização previne complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga viral, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.
As pessoas que se imunizaram contra a Influenza em 2021, independentemente do mês, devem se vacinar na campanha de 2022 assim que fizerem parte do público alvo.