Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), primeiro grande evento cultural promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora(PJF) após a quarentena decorrente da pandemia de Covid-19, o Corredor Multicultural mobilizou milhares de pessoas em diferentes regiões da cidade. Foram cinco dias de atividades artísticas e culturais gratuitas em espaços abertos – parques, praças, ruas e Feira da Avenida Brasil, e em equipamentos urbanos mantidos pelo município. Em sua 12ª edição, a maratona marcou as comemorações dos 172 anos de Juiz de Fora, completados no último dia 31.
“O Corredor foi a retomada da agenda de grandes eventos de cultura da Funalfa, depois de dois anos de afastamento. Pela participação e receptividade do público e da classe artística, podemos afirmar que a cidade estava ávida por estes encontros e reencontros. O Corredor Multicultural marcou a volta da alegria, com os cidadãos se reapropriando do espaço urbano de forma espontânea e prestigiando o talento dos nossos artistas,” avalia a diretora-geral da Funalfa, Giane Elisa Sales de Oliveira.
Ramon Carvalho, diretor de Extensão do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, elogiou a variedade de atrações gratuitas ofertadas durante o evento. “Tem dança, tem teatro, tem música. Está sendo muito bom.” Já a estudante universitária Marcela Coutinho, que prestigiou vários shows na Praça Antônio Carlos, destacou a possibilidade de encontro. “Eu, meus amigos e os amigos deles estamos aproveitando para matar a saudade das grandes festas. Está um clima ótimo e as atrações também são muito boas”.
Outro aspecto destacado no Corredor Multicultural é a segurança pública, já que nenhuma ocorrência policial de gravidade foi registrada durante os cinco dias de eventos. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais estão entre as instituições que contribuíram para viabilizar a festa, no Centro, em Santa Luzia, no Grama e em Benfica. Organizado pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), o evento teve parceria das secretarias de Mobilidade Urbana, Assistência Social, Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas, Comunicação Pública, Governo, Planejamento Urbano, Segurança Urbana e Cidadania, além da Empav e do Demlurb.