Prefeita garante vagas em creches para todas as crianças cadastradas e inaugura nova escola

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em Juiz de Fora, todas as crianças estão na creche. Esse foi o anúncio feito pela prefeita Margarida Salomão nesta quinta-feira, 26, sobre a garantia de vagas em creches para todas as crianças que se inscreveram no Cadastramento de Creches em 2021. Essa iniciativa inédita, um dos presentes da gestão em comemoração ao aniversário de 172 anos de Juiz de Fora, ocorrerá a partir de 1º de agosto deste ano, beneficiando as 2.373 crianças cadastradas.
A prefeita fez o anúncio em um evento de inauguração de uma nova escola, anexa à Escola Municipal Carlos Alberto Marques, outro presente do aniversário da cidade. A instituição de ensino, localizada no bairro Nova Califórnia, atenderá 136 crianças de quatro e cinco anos nos períodos da manhã e tarde. O evento contou com a participação de autoridades municipais, representantes da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Câmara Municipal e comunidade.
“O que nós estamos fazendo neste momento é de fato equalizar as oportunidades para que todas as crianças de Juiz de Fora, meninas e meninos, de todos os bairros, possam ter a mesma chance de estudar na universidade, de ser o que quiserem na vida . Este direito de escolha é o que nós estamos garantindo quando a gente coloca todas as crianças na creche”, explicou a prefeita.

A Secretaria de Educação (SE) realizou várias ações em parceria com outras secretarias da Prefeitura, como a inauguração da nova Creche Comunitária Olga de Oliveira Frizero, ocorrida em março deste ano; transferências de matrículas entre as creches, otimizando a organização das vagas (em caso de desistências, mudanças de endereços entre outras questões); ampliação de vagas com a melhoria de uso dos espaços físicos das instituições já existentes; além de um aporte financeiro de cerca de R$ 1 milhão. Ações essas que garantiram a expansão do atendimento à Educação Infantil de forma significativa.
“Este é mais um compromisso assumido nessa gestão e agora cumprido. A partir de agosto nós não teremos crianças cadastradas fora das creches. Sobre a nova escola, aqui é uma região que havia essa demanda reprimida e um espaço público nosso que não estava sendo utilizado agora devolvemos esse espaço de forma digna para a comunidade”, disse a secretária de Educação Nádia Ribas.
No comparativo dos anos anteriores, é possível verificar o número de crianças que terminaram o ano na fila de espera:
2018 – 1.479

2019 – 1.680

2020 – 1.107

2021 – 899

2022 – 0




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.