Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o último módulo de capacitação do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) do bairro Santa Luzia ocorreu nesse sábado, 14. Foi realizado um simulado com os participantes, que visitaram nove pontos de risco. Os locais foram escolhidos pela Defesa Civil juntamente com a comunidade e, durante o trajeto, também foi possível tirar dúvidas.
A formação do Nupdec compõe as ações preventivas realizadas pela Secretaria de Governo (SG) através da Defesa Civil. Os Nupdecs são grupos territorializados de voluntários, no qual os moradores dos bairros aprendem noções básicas de proteção e, também, colaboram com as ações preventivas realizadas pela Defesa Civil. Para Victor Costa, voluntário e líder comunitário do bairro Santa Luzia, “o treinamento é fundamental para a população, facilitando a percepção em casos de desastres que possam ocorrer no nosso bairro, sendo de grande importância a comunidade estar presente no cotidiano da Defesa Civil.”
Durante o simulado deste sábado, foram visualizados locais que apresentam diversos tipos de riscos, como cicatrizes de escorregamentos, descarte irregular de resíduos, erosão em taludes, variados sinais de queimadas, vias interditadas, erosão em via pública, trincas em asfaltos e ausência de dispositivos de drenagem pluvial. A intenção desse encontro foi transmitir aos voluntários como a Defesa Civil atua no cotidiano atendendo as ocorrências.
Após a capacitação, os participantes recebem certificado e se transformam em porta-vozes e agentes transmissores de prevenção de acidentes para a comunidade. Mesmo após o encerramento dos módulos, a capacitação segue contínua a fim de ampliar o diálogo entre a prefeitura e a população.
O próximo bairro onde a formação será iniciada é em Benfica, na Zona Norte. As inscrições estão abertas e quem se interessar deve entrar em contato com a Defesa Civil no telefone 3690-7733.