Ricardo Prado faz doação de uniformes históricos ao projeto Memória Olímpica

Dois equipamentos esportivos históricos na trajetória olímpica do Brasil agora fazem parte do acervo do projeto Memória Olímpica do Comitê Olímpico do Brasil. Nesta sexta-feira, dia 13, o medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984, Ricardo Prado, esteve na sede do COB para entregar nas mãos do presidente da entidade, Paulo Wanderley, os óculos de natação utilizados naquela edição dos Jogos e o casaco de pódio do Pan de Caracas 1983, onde conquistou quatro medalhas. Além da doação dos uniformes, Ricardo Prado também gravou um depoimento para o COB sobre sua trajetória esportiva.

“Gostaria de agradecer ao grande medalhista olímpico da natação Ricardo Prado por oferecer ao COB alguns dos equipamentos esportivos que marcaram sua brilhante carreira esportiva. Seu gesto de doação ao projeto Memória Olímpica nos honra muito e nos inspira a continuar valorizando e enaltecendo a história dos grandes personagens do nosso esporte”, afirmou Paulo Wanderley, presidente do COB.

Memória Olímpica foi lançado oficialmente durante o II Congresso Olímpico Brasileiro, em março, em Salvador, e já conta com relíquias cedidas por Servílio de Oliveira (boxe), Fofão (vôlei) e Hortência (basquete). Através do incentivo à doação de objetos e materiais esportivos das participações em Jogos de grandes lendas do esporte nacional, o Memória Olímpica visa fortalecer o Movimento Olímpico nacional.

Ricardo Prado pode ser considerado um fenômeno da natação brasileira. Aos 12 anos, integrou a seleção brasileira adulta que disputou o campeonato sul-americano no Peru, e, aos 15, fez a sua estreia nos Jogos Olímpicos de Moscou 1980. Dois anos mais tarde, Pradinho, como era chamado, quebrou o recorde mundial dos 400m medley.  Sua trajetória como atleta foi coroada em Los Angeles 1984, quando conquistou a medalha de prata olímpica. Seu currículo como atleta ainda traz um título mundial, em 1982, e sete medalhas em Jogos Pan-americanos. Após abandonar as piscinas, concluiu seus estudos nos Estados Unidos, virou técnico de natação e especializou-se em gestão esportiva.

“Foi tudo muito rápido e um grande sonho na minha carreira. Então, é uma honra poder colaborar com o Memória Olímpica e doar algumas peças tão especiais para mim, que fizeram parte de uma grande carreira, uma grande vida. Foi muito difícil, teve muito esforço, mas eu me sinto muito sortudo de ter tido essas oportunidades”, observou Ricardo Prado.

O Memória Olímpica é uma iniciativa da área de Cultura e Valores Olímpico do COB, da Diretoria de Comunicação do COB, responsável pelo acervo histórico-cultural da entidade.

Fonte: COB




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.