Comissão Nacional de Atletas debate transição de carreira de atletas olímpicos e paralímpicos

omissão Nacional de Atletas (CNA) promoveu, nesta terça-feira (10.05), mais uma reunião virtual ordinária do colegiado. Entre os temas debatidos, os integrantes abordaram o suporte financeiro durante a transição de carreira dos atletas olímpicos e paralímpicos, o andamento no Congresso Nacional do PL 2.394/2019, que prevê alterações em regras e conceitos do Bolsa Atleta, além da apresentação da proposta de identidade visual da CNA.

Conversamos para encontrar possíveis alternativas que garantam uma transição de carreira aos atletas que estão na fase de deixar o esporte para entrar no mercado. Falamos sobre as possibilidades de assegurar algum suporte ou possibilidades para aqueles que dedicaram uma vida ao esporte brasileiro”

Mosiah Rodrigues, presidente da Comissão Nacional de Atletas 

Presidente do colegiado e coordenador-geral do Bolsa Atleta na Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Mosiah Rodrigues destacou que o pós-carreira para os atletas olímpicos e paralímpicos precisa ser tratado com atenção e exige esforço conjunto do sistema esportivo.

“Conversamos para encontrar possíveis alternativas que garantam uma transição de carreira aos atletas que estão na fase de deixar o esporte para entrar no mercado. Falamos sobre as possibilidades de assegurar algum suporte ou possibilidades para aqueles que dedicaram uma vida ao esporte brasileiro”, explicou Mosiah Rodrigues.

O encontro contou com a presença dos ex-atletas Rafael Silva, Lars Grael, Hortência, Gisele Miró, Renzo Agresta, Virna Cristine Dias Piovezan, Arnaldo, Simone, Luciane Dambacher e Andre Heller

“Falamos também do desenrolar do Plano Nacional do Desporto, que está sendo discutido no Congresso Nacional. A ideia é que o CNA faça um movimento conjunto para conversar com o legislativo, para contribuir para o plano e, mais do que isso, para que o projeto não fique estacionado e siga em frente”, completou Mosiah.

Durante o colegiado, foi apresentada também a proposta de identidade visual da CNA; a possibilidade de incluir os atletas como Microempreendedores Individuais (MEI); a possível atuação de ex-atletas como técnicos de suas modalidades; a parceria com a XP Educação (SEESP); a relação atleta x escola sob a ótica da dupla jornada; e a possibilidade de ampliar o tempo para cursar o ensino superior.

Comissão

A Comissão Nacional de Atletas foi criada em outubro de 2000 para representar os interesses da classe junto ao Governo Federal. Atualmente, por meio do Decreto nº 10.056, de 14 de outubro de 2019, foi instituída à Comissão Nacional de Atletas no âmbito do Ministério da Cidadania, enquanto órgão colegiado de assessoramento para construção da Política Nacional de Esporte.

Fonte: Ministério da Cidadania




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.