CPB anuncia 29 atletas para o Mundial de natação paralímpica de Portugal

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou os 29 atletas que vão representar o país no Campeonato Mundial de natação, que acontecerá na Ilha da Madeira, em Portugal, entre os dias 12 e 18 de junho.

O vice-presidente do CPB, Yohansson Nascimento, o diretor de alto rendimento do CPB, Jonas Freire, e o técnico-chefe da natação do CPB, Leonardo Tomasello, apresentaram a delegação.

“Nós e os atletas estamos todos na expectativa. Vai ser um Mundial muito importante, o primeiro deste ciclo curto de Paris 2024. Então, é só fazer os ajustes finais para os atletas chegarem em seus melhores momentos em Portugal”, afirmou Yohansson Nascimento.

“Ficamos felizes com o grande grupo de atletas sub-23 convocado, todos já com grandes resultados. É uma marca forte. Os atletas e clubes estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido. É uma geração que vai se sustentar por muito tempo e representar o Brasil por várias competições”, completou Jonas Freire.

Pelos critérios dos CPB, que também atua como confederação da natação, já estavam garantidos no Mundial os campeões paralímpicos nos Jogos de Tóquio. São eles Carol Santiago (classe S12), Gabriel Araújo (S2), Gabriel Bandeira (S14), Talisson Glock (S6) e Wendell Belarmino (S11).

“Estamos em uma reta final de preparação, faltando poucas semanas para a competição. Mas teremos Mundial todos os anos, então, os atletas estarão focados na performance, e agora vai ser o primeiro termômetro para Paris 2024. Pelo que os atletas apresentaram na Seletiva, o grupo vai chegar bem e com boas marcas, que é o que interessa para nós, da comissão técnica, neste início de ciclo”, analisou Leonardo Tomasello.

Além dos medalhistas de ouro, outros nove atletas que faturaram medalha na capital japonesa também foram convocados: Cecília Araújo (S8), Débora Carneiro (S14), Douglas Matera (S13), Joana Neves (S5), Laila Suzigan (S6), Lucilene Sousa (S12), Mariana Gesteira (S9), Patrícia Pereira (S4) e Phelipe Rodrigues (S10).

Na última edição da competição, em 2019, o Brasil conquistou 17 medalhas (cinco ouros, seis pratas e seis bronzes) e ficou na 11ª colocação no quadro geral de medalhas.

Antes da viagem ao país europeu, os nadadores paralímpicos convocados vão participar do Brasileiro Loterias Caixa de natação, que será realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, entre os dias 12 e 14 de maio.

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.