O momento mais esperado para o boxe Feminino desde os Jogos Olímpicos de Tóquio chegou. O Brasil conheceu quem serão as primeiras adversárias no Mundial de Boxe Feminino, que será realizado nas próximas duas semanas em Istambul, na Turquia. Um total de 310 atletas de 73 países lutarão pelo título no evento que pode ser considerado o mais duro além dos Jogos Olímpicos. O Brasil tem quatro atletas inscritas e estreia na próxima quarta-feira, 11.05, com duas das competidoras.
Caroline Almeida (52kg) enfrentará a atleta de origem russa, mas que no mundial representa a equipe dos Refugiados, Angelina Lukas. A luta está programada para a sessão da noite (horário local), que no horário brasileiro se inicia por volta das 12h.Jucielen Cerqueira (57kg) estreará contra Akoth Ouma, do Quênia, também na quarta.
Defesa de título
Atual campeã mundial, Beatriz Ferreira (60kg) enfrentará em sua estreia Badmaarag Ganzorig, da Mongólia, na sessão que se inicia as 8h da manhã no horário do Brasil na próxima quinta. A última das quatro brasileiras na competição a estrear é Viviane Pereira (75kg), que ficou de bye na primeira rodada e fará a estreia no sábado na sessão das 12h do horário do Brasil. Ela lutará contra a vencedora do duelo entre representantes de Turquia e Cazaquistão.
As quatro atletas da seleção brasileira são integrantes do Bolsa Atleta, programa de patrocínio individual do Governo Federal Brasileiro, executado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. Bia Ferreira e Jucielen integram a categoria Pódio, a principal do programa, voltada para atletas que se qualificam entre os 20 melhores do mundo em modalidades dos programas olímpico e paralímpico. A Bolsa Pódio prevê repasses que variam de R$ 5 mil a R$ 15 mil. Caroline e Viviane pertencem à categoria Nacional.
Além das competições, Associação Internacional de Boxe realizará diversos seminários de desenvolvimento e liderança para as equipes evolvidas com o evento. Ainda de acordo com a IBA, “os oficiais, incluindo árbitros e juízes, foram submetidos a um sorteio aleatório e extensas verificações de antecedentes. Tudo isso realizado pela equipe do professor Richard McLaren, com membros dessa equipe também em Istambul para apoiar o trabalho de integridade durante os campeonatos.”
Delegação Brasileira
Caroline Almeida (52kg)
Jucielen Cerqueira (57kg)
Beatriz Ferreira (60kg)
Viviane Pereira (75kg)
Fonte: Confederação Brasileira de Boxe