Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, com o objetivo de criar sinergia entre diferentes atores do ecossistema de inovação, tecnologia e empreendedorismo da cidade e região, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) apresentou, nessa quinta-feira, 5, áreas de ação estratégica do Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora (Partec). O evento, realizado no Centro de Ciências da UFJF, contou com a presença da prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, do secretário de Desenvolvimento, Ignacio Delgado, e do reitor da Universidade, Marcus David.
Durante o evento, a Fundação Certi apresentou o plano de negócios do Partec, incluindo estrutura e operações. A estratégia de implantação do parque tecnológico será dividida em três fases, em curto, médio e longo prazos. A primeira etapa, já em andamento, envolve as ações já desenvolvidas no Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) e a operação na nova edificação no campus.
A prefeita Margarida Salomão lembrou da instalação do CRITT, há 27 anos, na UFJF. “Pensávamos em um modelo de parque de primeira geração, rompendo os limites da Universidade, em um tempo pouco favorável para abraçar o projeto como agenda acadêmica. Evoluímos e, hoje, não podemos imaginar o futuro sem a economia do conhecimento. O Partec será uma forma de alavancar o desenvolvimento de Juiz de Fora de maneira consistente”, destacou.
As próximas etapas incluirão a operação do Centro Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão, Tecnologia e Cultura (Ciepetec), no Distrito Industrial, e uma nova centralidade urbana na Br-040, seguindo modelos de parques tecnológicos de terceira geração, com a atração e instalação de empresas inovadoras.
O reitor Marcus David considera o momento oportuno para o projeto. “Precisamos da aproximação do setor de ciências e tecnologia com o poder público e com o setor produtivo. Essa é a base fundamental para que projetos dessa dimensão tenham sucesso. Esse é um bom momento para avançarmos nessa direção, contando com a sensibilidade do poder público e com o interesse do setor privado.
O secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), Ignacio Delgado, destacou a sinergia do projeto com o Plano de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo (PDSI) de Juiz de Fora, lançado em junho de 2021. Ignacio apresentou as missões previstas no plano, que devem envolver toda a sociedade: Juiz de Fora Polo Nacional em Saúde; Energias Renováveis; Reinserção competitiva de setores tradicionais, como têxtil confeccionista e de alimentos; Polo Nacional em Economia Solidária; e Polo Internacional em Economia Criativa. “Temos um potencial enorme e precisamos trabalhar juntos. Só assim, mudaremos o rumo da cidade. O Partec é, naturalmente, chave no processo de mudança”, destacou Ignacio.
1° Fórum Próximo Futuro de Juiz de Fora
O presidente do Instituto Fábrica do Futuro, César Piva, apresentou a proposta do 1° Fórum Próximo Futuro de Juiz de Fora, que acontecerá em julho de 2022. O evento, que contribuirá diretamente com a missão do PDSI de fazer de Juiz de Fora um Polo Internacional em Economia Criativa, encontra-se em fase preparatória, com a realização de encontros setoriais semanais na cidade.