Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, uma equipe da Guarda Municipal que passava pela Avenida Sete de Setembro, no final da tarde dessa segunda-feira, 2, foi abordada para prestação de socorro a um idoso caído ao solo. O senhor, de 74 anos, estava bastante debilitado, porém consciente. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, compareceu ao local e encaminhou o paciente para o Hospital de Pronto Socorro (HPS). Mais tarde, o supervisor da equipe da Guarda, viu postagem em rede social sobre o desaparecimento do mesmo homem que havia socorrido. Ele fez contato com a filha e repassou as informações para o reencontro do familiar desaparecido.
Ações como esta mostram a abrangência da atuação da Guarda Municipal como servidor presente ao espaço público e apto a interferir pela preservação da vida. Nos últimos dias a Guarda socorreu homem vítima de infarto na Avenida Getúlio Vargas, conduzindo-o em viatura própria para atendimento hospitalar e realizou procedimento de reanimação em outro que se encontrava sem sinais vitais em um escritório no centro.
É comum a Guarda atender ocorrências de socorro em via pública. Pessoas que necessitam de ajuda, como idosos, deficientes, dependentes químicos, crianças e adolescentes em situação de risco social, pessoas em situação de rua. Nestes casos, a corporação procura intervir de forma humanizada, oferecendo apoio e fazendo o encaminhamento, conforme necessidade de cada caso.
A formação do guarda municipal busca preparar o agente para realizar procedimentos de primeiros socorros. Para ingressar na corporação, todos os integrantes cursaram a disciplina de “Socorrismo”. Recentemente, houve novo treinamento em “Primeiros Socorros em Atividade Policial” promovido pela Polícia Federal, que reforçou conteúdos para atuação em situações de urgência no dia a dia das ruas.