PJF participa de mobilização nacional #Nem1PraTrás no Dia da Educação

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, nesta quinta-feira, 28 de abril, é comemorado o Dia da Educação. Para celebrar esta data tão importante, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Educação (SE), aderiu à Mobilização #Nem1PraTrás #DiaDaEducação nas redes sociais organizada pelo Canal Futura em parceria com diversos órgãos ligados à Educação.

A PJF compartilhou com o grupo diversas matérias onde são apresentadas ações ligadas à temática deste ano, que é “Como mitigar os efeitos da pandemia na educação. Qual a sua missão nesse momento?” Foi produzido um card comemorativo e um vídeo feito em parceria entre as secretarias de Educação e Comunicação Pública (Secom), abordando um dos temas mais relevantes para a sociedade, que é a Educação Especial Inclusiva.

Juiz de Fora, referência na Educação Especial Inclusiva

No conteúdo audiovisual, são abordados pela secretária de Educação, Nádia Ribas, e a gerente do Departamento de Inclusão e Atenção ao Educando, Ana Paula Xavier, os equipamentos e ações que são direcionadas para a Inclusão na Educação da rede municipal. É apresentado, também, o caso da Sarah, de 7 anos, aluna da Escola Municipal Cecília Meireles, diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista. A mãe da Sarah, Elciléia Guedes da Rocha Souza, explica a importância do atendimento que a sua filha recebe no Centro de Atendimento Especializado – (CAEE Centro), um dos equipamentos que prestam esse acompanhamento em Juiz de Fora. O vídeo completo estará disponível no Instagram da PJF.

Dia da Educação

A data, 28 de abril, foi estabelecida em função do Fórum Mundial da Educação, organizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O encontro, considerado um marco para o ensino global, aconteceu em Dakar, capital do Senegal, em 2000.

A Declaração de Dakar, firmada naquele 28 de abril, estabeleceu, entre representantes de centenas de países, um pacto pelo desenvolvimento e pela implementação de medidas para garantir que toda criança e adolescente tivesse acesso à Educação Básica e Secundária.

Nas palavras do Mestre Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, a SE reitera sempre o ensinamento de que “não se pode falar de educação sem amor”.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.