Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, uma equipe da Guarda Municipal de Juiz de Fora que se encontrava no Calçadão da Rua Halfeld na manhã desta segunda-feira, 25, foi acionada por funcionário de um cartório de registro de imóveis, localizado no 11º andar do Edifício Clube Juiz de Fora, na esquina da Halfeld com Rio Branco. Ele pedia socorro para um homem que se encontrava desmaiado dentro do estabelecimento comercial. Ao chegar no local, um médico constatava ausência de pulso e respiração. Diante do fato, a equipe da Guarda deu início à manobra de massagem cardiorrespiratória. Três guardas se revezaram no procedimento de reanimação por aproximadamente dez minutos. Quando a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou, o homem já respirava. Os profissionais de saúde estabilizaram e encaminharam o paciente para uma unidade hospitalar.
No início deste mês, a Guarda Municipal participou de curso de “Primeiros Socorros em Atividade Policial”, promovido pela Polícia Federal, em que se reforçou a importância do procedimento logo nos primeiros minutos a fim de salvar uma vida. De acordo com o supervisor de serviço, GM Carvalho, presente à ação, o preparo para a atuação pode ter sido o fator definidor para a manutenção das condições de resgate para o paciente. “Se a gente não soubesse fazer a manobra, se não acreditássemos que era possível retorná-lo, se a gente nem tentasse, eram minutos vitais perdidos para aquele homem”, afirma satisfeito com a possibilidade de ter ajudado.
Diariamente, a Guarda atende pessoas que necessitam de algum tipo de ajuda em via pública. Vítimas de acidentes, quedas ou mal súbito que recorrem ao agente uniformizado para serem socorridas e encaminhadas ao atendimento em saúde. Para os casos de emergência confrontados no dia a dia de trabalho nas ruas, a formação do guarda municipal conta com a disciplina de “Socorrismo”. A grade curricular do curso para ingresso na carreira de guarda traz abordagem teórica e prática, em treinamento voltado ao atendimento imediato de situações cotidianas, como forma de possibilitar noções mínimas para atendimento.
A atuação da Guarda Municipal ultrapassa a definição legal de proteção aos bens, serviços e instalações da administração pública municipal. Sua função principal é a proteção municipal preventiva, conforme estabelece a Lei 13022/14 (Estatuto Geral das Guardas Municipais) e esta engloba a integridade física de servidores e cidadãos como o bem maior a ser assegurado.