Porque visitar o Antigo Testamento

Algumas pessoas que ainda estão começando a se interessar pela Palavra de Deus, não raras vezes, nos questionam acerca dos motivos que nos levam a olhar para o Antigo Testamento buscando aprender com experiências vividas em épocas tão distantes e diferentes da nossa.

Uma forma de responder a estes irmãos e irmãs é meditar na seguinte passagem:

“Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver” (2 Timóteo 3: 16).

Primeiramente, é importante esclarecer aos que têm esse tipo de dúvida que a Bíblia, de capa a capa, é originada na mente de Deus e nela se encontra a revelação da Sua vontade: “Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus” (2 Timóteo 3: 16a).

Não é por acaso que as Escrituras apontam para Cristo. Desde o Pentateuco, passando pelas histórias de Israel e Judá, salmos, sabedorias e chegando nas profecias, tudo, de uma maneira ou de outra, fala de Jesus, a conclusiva revelação do Pai: “e é útil para ensinar a verdade,” (2 Timóteo 3: 16b).

Em João 14: 6a. Jesus respondeu:

— “Eu sou o caminho, a verdade e a vida;”

A Bíblia, ao longo do Antigo Testamento,  retrata as experiências dos hebreus com o propósito de nos advertir através de seus exemplos. Pois ao conhecer a história desse povo conhecemos, como que por amostragem, a história do próprio ser humano, pois o contraste que verificamos entre os erros daquela gente e a misericórdia de Deus podem ser perfeitamente generalizáveis à toda nossa espécie: “condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver” (2 Timóteo 3: 16c).

Alguns exemplos são diretos, tratam de situações concretas com as quais nos deparamos cotidianamente, mesmo agora depois de passados milênios. Outros são figuras, ou seja, situações das quais derivam reflexões existenciais que nos ajudam a compreender nosso lugar no cosmos,  as lutas espirituais que nos rodeiam, o caráter justo e misericordioso de Deus, o peso do pecado em nossa carne, nossas responsabilidades para a salvação,…

“Ora, todas estas coisas lhes sobrevieram como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos” (1 Coríntios 10: 11).

O passado retratado pelo Antigo Testamento não se tornou obsoleto por uma razão muito simples: como seres humanos, nossos desafios relacionados à santidade são exatamente os mesmos desde Adão. Porém, temos uma vantagem em relação a importantes personagens como Abraão, Moisés ou Davi, pois nós estamos conhecendo o Cristo revelado e o Evangelho completo está ao nosso dispor.

“Todos estes receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido. Deus havia planejado algo melhor para nós, para que conosco fossem eles aperfeiçoados” (Hebreus 11: 39, 40).

Que maravilhoso privilégio!!!!




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.