Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, grupos locais com atuação nas áreas artística e cultural podem solicitar o uso gratuito do Teatro Paschoal Carlos Magno para ensaios, entre abril e maio, quando deve ser lançado um novo edital de ocupação do equipamento urbano. Mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), com gerenciamento da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), o teatro funciona na Rua Gilberto de Alencar 888, atrás da Igreja de São Sebastião, no Centro.
Os interessados devem apresentar a solicitação de uso pelo e-mail paschoal.teatro@gmail.com ou pelo telefone 3239-5870, em horário comercial. É preciso informar os dias e horários dos ensaios, além de apresentar o grupo, a companhia ou o coletivo que demanda o uso e o projeto em execução.
“Na medida em que as solicitações forem chegando, vamos encaixando os grupos na agenda do teatro, conciliando com o calendário de espetáculos e outros eventos,” afirma o assessor da Funalfa, Ricardo Martins. Ele acrescenta que o Paschoal oferece quatro opções de espaço: o palco, o hall de entrada, a sala de ensaio e o porão, localizado abaixo do palco. Ricardo destaca ainda que a cessão para ensaios é restrita a eventos de cunho artístico e cultural, sendo vedado o uso para outros fins.
Inaugurado no dia 2 de março de 2018, o Teatro Paschoal Carlos Magno possui uma estrutura moderna e multiuso, com condições de abrigar as mais variadas manifestações artísticas, como teatro, dança, artes plásticas, música e circo, entre outras.