Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Transformação Digital e Administrativa (STDA), outorgou a permissão de uso de um imóvel, situado na Avenida Dr. Paulo Japiassu Coelho, no Bairro Cascatinha, para as associações Monte de Gente Interessada em Cultivo Orgânico (Mogico) e “Orgânicos da Mata”. O espaço será utilizado para fomento e divulgação da agricultura familiar, a agroecologia e a produção orgânica do município, para organização das cestas de consumo produzidas pelos coletivos, e reunião e organização dos agricultores.
A entrega das chaves foi realizada nesta terça-feira, 29, com a presença de representantes da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), pasta que articulou o pedido dos coletivos junto à secretaria responsável pelos patrimônios públicos. Além disso, estiveram presentes agricultores associados ao Mogico, e representantes da “Orgânicos da Mata”.
De acordo com a secretária da Seapa, Fabiola Paulino da Silva, “é de extrema importância consolidar e estimular a produção orgânica e agroecológica em nossa cidade, por isso, esperamos que o espaço se transforme em um ponto de referência para os agricultores, que seja um espaço de articulações entre cooperativas, organizações e movimentos sociais, e que apoie de forma efetiva a produção local”.
O Mogico foi criado em 2013 e conta com mais de 30 associados. O presidente da associação, Waltencir Carlos da Silva, espera que “esse espaço traga uma boa visibilidade para a associação, e que mais pessoas conheçam nossos produtos, viabilizando, ainda mais, o acesso a alimentos orgânicos no município”.
A associação “Orgânicos da Mata” foi criada em agosto de 2021, e está em processo de ser um Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade (Opac). Um dos seus objetivos da associação é impulsionar e articular coletivamente a produção e comercialização de alimentos saudáveis e sem veneno por meio do processo de certificação orgânica dentro do município, Segundo o presidente da Orgânicos da Mata, Ricardo Luiz Nunes Henriques: “essa parceria com a prefeitura é muito importante para nós. Precisávamos de um local fixo para arquivo, reuniões e visibilidade das nossas ações”.