Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, alunos da Escola Municipal Jovita de Montreuil Brandão, no Bairro Parque das Águas, juntamente com seus familiares, tiveram um sábado diferente com o lançamento do Projeto “Nossa Escola: Segurança, Cidadania e Cultura de paz” no último sábado, dia 26. O envolvimento da comunidade foi o ponto alto da festividade, que cumpriu a função de estreitar a relação entre professores, alunos, pais e a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) e Secretaria de Educação (SE), proponentes da ação, e demais setores da PJF deram as boas vindas às crianças e adolescentes, que irão participar de etapa de encontros para a construção de uma nova perspectiva de participação na escola, sob a lógica da cultura de paz.
A escola abriu suas portas e recepcionou a todos numa manhã cheia de atividades e convívio comunitário. Cama elástica, escorregador inflável, totó, sinuca, pintura de pele foram algumas das brincadeiras que movimentaram as crianças, que levaram seus parentes para conhecer o espaço. As mulheres participaram de palestra sobre empreendedorismo feminino promovida pela Sedic. Todos assistiram ao teatro de fantoches do mosquito da dengue, a apresentações musicais e à palhaça Amora, que surpreendeu a plateia por ser interpretada por uma professora da escola.
Além da presença expressiva da comunidade escolar, o envolvimento da escola com o projeto era visível no clima e dependências da unidade de ensino. Cartazes produzidos em sala de aula, painéis com o resultado de atividades expressavam a tônica do reconhecimento dos alunos como atores do cotidiano do bairro, da escola e da sociedade, bem como a valorização de suas singularidades e a abordagem do tema do mês da mulher retratava um ambiente de aprendizado produtivo e de uma escola em festa.
Para a realização da atividade a Sesuc e a SE realizaram vários encontros com a escola, a fim de interpretar as demandas da unidade, respeitar suas peculiaridades e definir a melhor forma de interação com a comunidade escolar. A escola, face às especificidades do local onde está inserida, é pioneira em receber o projeto.
O objetivo do projeto é o fortalecimento da escola como um espaço de educação e de construção da cidadania e da cultura de paz. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Sesuc e a SE, com o apoio das Secretarias de Governo (SG), Esporte e Lazer (SEL), Saúde (SS), Assistência Social (SAS), Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo da Inovação e Competitividade (Sedic), Secretaria de Governo (SG), Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur) e Funalfa.
A secretária de Segurança Urbana e Cidadania, Letícia Paiva Delgado, comemorou o sucesso da investida. “Foi um dia muito bonito e que mostrou a potência do encontro entre professores, alunos, comunidade e poder público para a construção de um ambiente feliz, acolhedor, inclusivo e pacifico. Esse sábado foi apenas uma etapa de um longo processo que será desenvolvido em conjunto com a escola para a construção estratégias para que a paz e a cultura da não violência seja ensinada, aprendida e valorizada por todos e todas”, enfatizou.
Para a coordenadora pedagógica da escola, Terezinha de Cássia Paula, que cuidou da preparação da escola durante a semana, a satisfação está em ver a comunidade escolar feliz. “Desde o momento em que nós recebemos a equipe do projeto, nossos corações se encheram de alegria. Era uma oportunidade que há muito nós já esperávamos para essa comunidade escolar e enxergamos a possibilidade de estarmos nesse retorno às aulas, após a pandemia, recebendo os alunos, com uma escola diferente. Quando chegou o sábado, percebemos a onda de alegria, as crianças encantadas, com os olhinhos brilhando pra cada atividade ofertada. Nossa emoção foi oportunizar, em nossa escola, esse espaço tão rico para o exercício da cidadania, e principalmente, tratando de um tema que é a construção da cultura da paz que nós todos ansiamos. Nossa escola se encheu de alegria e a comunidade escolar também, crianças e familiares tiveram um dia repleto de emoção, de brincadeira, convivência”, destacou.