Guarda Municipal de Juiz de Fora treina agentes de São João Del Rei para uso de equipamentos

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, a Guarda Municipal de Juiz de Fora irá realizar treinamento aos integrantes da Guarda Municipal de São João del Rei nesta quarta e quinta-feira, dias 23 e 24. Na programação, estão o manuseio de equipamentos como lançador de munição de borracha, pistola elétrica incapacitante (PEI) e spray de pimenta. O intercâmbio de capacitação foi acertado durante encontro dos comandos das duas instituições, no início do mês, realizado em Juiz de Fora.

A instrução será conduzida pelos mesmos guardas municipais treinados, no ano de 2016, pela empresa fabricante do armamento, quando foi feita a capacitação de todos os integrantes da Guarda de Juiz de Fora. Eles foram habilitados pelo centro de treinamento da Condor, do Rio de Janeiro, para a multiplicação de conhecimento sobre os equipamentos.

Haverá parte teórica e prática para todos os três equipamentos.  Características dos armamentos, legislação, regras de segurança, cuidados, manutenção, agentes químicos, descontaminação e primeiros socorros fazem parte do conteúdo.

Os lançadores de borracha atuam com três tipos de munição diferentes, cada uma com uma forma e uma função. A “soft punch”, uma espécie de bexiga de borracha, preenchida com material em pó, oferece elasticidade, de forma que o projétil expande, distribuindo a energia durante o impacto. A “trimpact” apresenta cartucho contendo três unidades de projéteis de borracha, em forma cilíndrica e oca. A terceira opção é a “multimpact”, cujo cartucho é provido de 12 pequenas esferas de borracha maciça, de 1,5cm de diâmetro cada uma.

O emprego de cada um dos tipos está relacionado à necessidade da situação. A soft punch, com projétil único, se destina a uso direcionado a um único alvo. Já a tri e a multimpact são munições para efeito de dispersão de multidão, haja vista que em um único disparo são lançados vários projéteis de borracha. O objetivo do armamento não letal é fazer cessar a ação empreendida, sem lesões significativas ou incapacitações permanentes.

As Guardas Municipais de todo o país, embora possuam leis locais de criação, seguem o norteamento do Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei 13022/14), o que confere a essas instituições atribuições e perfis de atuação semelhantes, resguardadas as particularidades de cada município.

Com 43 integrantes, a GM de São João del Rei vai completar seis anos de atividades. O órgão já faz uso da pistola elétrica incapacitante (PEI), também adotada pela Guarda de Juiz de Fora. Recentemente, a corporação adquiriu lançadores de munição de borracha, equipamento destinado ao trabalho ostensivo e ao controle de distúrbios.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.