Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, foram encerrados os chamamentos públicos para seleção das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que serão responsáveis pela gestão do Programa Gente em Primeiro Lugar e da Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados Coronel Adelmir Romualdo de Oliveira), ambos mantidos pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac) irá conduzir o Gente em Primeiro Lugar, enquanto a Associação Cultural Arte e Vida (Acav) permanece na gestão da Praça CEU, nos dois casos, em parceria e sob supervisão da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).
O próximo passo será a apresentação dos planos de trabalho de cada OSCs, para que, após aprovação dos mesmos, seja formalizada a assinatura do contrato. Celebrado o contrato, as oficinas culturais e esportivas poderão ser retomadas. A expectativa é de que as atividades tenham início, no mais tardar, na primeira semana de abril.
A contratação dos articuladores responsáveis por conduzir as oficinas é de responsabilidade das OSCs. Os planos de trabalho vão definir as áreas que serão mantidas ou criadas. O chamamento público, no entanto, já determina a implantação de uma oficina na área de tecnologia.
O orçamento anual é suficiente para que não haja diminuição no total de assistidos, nem quebra na qualidade dos serviços prestados pelos dois programas, que são modelos exitosos de política pública capazes de promover transformação social e construir cidadania. Além disso, haverá turmas funcionando na modalidade híbrida (remota e presencialmente), de forma que a expectativa é atingir um número maior de atendidos.