Juiz de Fora registra o segundo fevereiro mais chuvoso da história

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, no mês de fevereiro, Juiz de Fora registrou um acumulado de chuvas de 428,40mm, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Este foi o fevereiro mais chuvoso dos últimos 34 anos e o segundo com maior volume de chuva registrado pelo Inmet, que contabiliza os dados desde a década de 1960.

Durante o mês, a Defesa Civil atendeu 352 ocorrências, com mais da metade relacionadas a deslizamentos de solo. A Zona Leste foi a região mais afetada, com 108 ocorrências atendidas, sendo 45 concentradas no bairro Linhares.

Após ser integrada à Secretaria de Governo nesta gestão, a Defesa Civil ampliou as ações de prevenção por toda cidade. O subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Luís Fernando Martins, destaca que este trabalho preventivo no período de estiagem foi fundamental para reduzir os danos causados pelas fortes chuvas. “Em Juiz de Fora, já choveu 794,8 mm em 2022. Está sendo um ano de chuvas muito intensas e vemos como a prevenção foi essencial. Apesar do grande volume de chuvas e ocorrências, não tivemos vítimas fatais e nenhuma pessoa está desabrigada. As nossas equipes de Engenharia e Serviço Social também trabalham intensamente para responder aos desastres de forma rápida”, afirma.

A equipe de Serviço Social da Defesa Civil atende todas as famílias atingidas e todas que se encaixam nos critérios da lei municipal 14.214/2021 são encaminhadas para o auxílio-moradia, um benefício que teve o valor ampliado pela atual gestão em 2021. A Defesa Civil também realiza a doação de ajuda humanitária, como cestas básicas, colchões e kits dormitórios, kit higiene, kit limpeza e direciona para a rede assistencial do município. Diante das ocorrências registradas pela Defesa Civil e do relatório conjunto elaborado por pastas da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a União reconheceu o decreto de emergência do município em função das chuvas do dia 11 de janeiro e, com isso, a PJF busca recursos federais para responder ao desastre e recuperar as áreas afetadas.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.