Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, com as fortes chuvas do final de semana, a Defesa Civil registrou 52 ocorrências entre sábado e a manhã desta segunda-feira, 21. A região mais afetada foi a Leste, onde 37 ocorrências foram abertas.
A Defesa Civil segue realizando vistorias e atendimento social nas áreas afetadas. A maioria das ocorrências foram relacionadas a escorregamentos de solo. A população deve ficar atenta para indícios de ameaça de deslizamentos, como o surgimento de novas trincas ou fissuras nas moradias e trincas e movimentação de solo nos terrenos. Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo 199.
Durante o final de semana, de acordo com os pluviômetros dos Cemaden localizados na cidade, os bairros onde mais choveu foram Lourdes (77,45mm), Linhares (60mm), Filgueiras (58mm) e Santa Luzia (56mm). O acumulado de chuvas deste mês é de 426 mm. De acordo com a base histórica de dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mês de Fevereiro de 2022 já é o fevereiro com maior acumulado de chuvas em Juiz de Fora desde o ano de 1988, quando foram registrados 456,1 mm.
Alerta de Chuvas Intensas
Com base nas informações do Inmet, a Defesa Civil alerta que poderão ocorrer acumulados de chuva superiores a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia, entre esta segunda-feira, 21, e a manhã de terça-feira, 22.
Foto: Carlos Mendonça