PJF inicia preparativos para campanha “Março, Mais Mulher, Mais Democracia”

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, na tarde desta terça-feira, 8, por iniciativa da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) e da Secretaria de Governo (SG), representantes das secretarias e órgãos da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) se reuniram para dar início aos preparativos da campanha “Março, Mais Mulher, Mais Democracia”. A iniciativa faz parte das comemorações para o Dia Internacional da Mulher,  celebrado em 8 de março, com atividades temáticas que seguirão até o dia 31 do mesmo mês.

 

A programação contará com ações internas e externas, que, neste primeiro encontro, ainda estão sendo elaboradas pelas secretarias e órgãos da PJF. As atividades terão caráter educativo, assistencial e cultural, incluindo questões de gênero, assédio, violência contra a mulher, empoderamento feminino, saúde mental, direito à cidadania, educação financeira e mercado de trabalho.

 

“Trata-se de uma pauta muito importante e que estamos tratando de forma transversal, integrando todas as secretarias da PJF para que elas possam dialogar diretamente com seus públicos específicos. Com isso, queremos capacitar nossos servidores a respeito deste tema e também conscientizar a sociedade de forma geral”, explicou a gerente do Departamento de Políticas de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da SEDH, Franciane Rabelo dos Santos.

 

Origens da data 

 

Por muitos anos, associou-se o dia 8 de março à ocorrência de grandes incêndios em fábricas, no início do século, quando dezenas de operárias morreram. O mais conhecido desses incidentes foi o incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist, que vitimou 125 trabalhadoras, a maioria imigrantes judias.

 

O sacrifício das trabalhadoras se incorporou ao imaginário coletivo na luta em prol dos direitos das mulheres, trazendo à tona as más condições enfrentadas por elas durante a Revolução Industrial. Porém, o processo de instituição de um Dia Internacional da Mulher já vinha sendo elaborado pelas socialistas americanas e europeias.

 

A data só foi oficializada em 1975, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o Ano Internacional da Mulher para lembrar suas conquistas políticas e sociais.

Outras informações:
(32) 3690-7331 ou sedh@pjf.mg.gov.br – Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH)




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.