Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, importante passo para a construção de políticas públicas voltadas a um setor tradicional da cidade, o Arranjo Produtivo Local (APL) do vestuário de Juiz de Fora foi oficializado pelo Governo de Minas Gerais, na última quinta-feira, 3. Na presença de representantes da Prefeitura, Câmara Municipal de Juiz de Fora, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e estado de Minas, o ato de reconhecimento reuniu diversos empresários e entidades representativas no Teatro Paschoal Carlos Magno. Foram homenageadas empresas pioneiras da cidade, Malhas Keeper; Malharia Rikam; e a Fiação e Tecelagem São João Evangelista, esta centenária.
“Esse setor resistiu à desindustrialização e um dos nossos grandes desafios hoje é lutar pela reindustrialização, agora, 4.0. É essa a visão que estamos abraçando para o futuro próximo. Cabe à Prefeitura transformar o APL em uma política de estado, que não acabe com o fim do governo”, destacou a prefeita Margarida Salomão.
“Trata-se de um setor de extrema resiliência, ainda o que mais emprega na indústria de Juiz de Fora e mantém acesa uma marca muito importante da cidade. A criação do APL é um convite à colaboração para a construção de projetos comuns, para que essa marca se restabeleça com o peso que deve ter nacionalmente e até internacionalmente”, considerou o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade, Ignacio Delgado.
Para a representante da Governança do APL e da Fiemg Estadual, Mariângela Miranda Marcon, o reconhecimento sinaliza o início de um longo trabalho. “O APL não é só para a indústria. Sozinhos não somos ninguém. Agora o que estamos fazendo é somar a força da indústria com o Executivo, o Legislativo, para o que queremos para o futuro.”
“É compromisso do Governo tornar o nosso estado amigo de quem produz, o mais fácil para se empreender no Brasil. Batemos recordes de investimentos com políticas de desburocratização e temos, também, a política do APL que ficou esquecida durante muito tempo, e agora estamos fazendo um grande trabalho para requalificá-la. Juiz de Fora volta a estar no centro de interesse de grandes investimentos, interesse de grandes empresários, sem se esquecer dos que estão aqui, pequenos, médios, que fazem desse APL do vestuário extremamente relevante para a economia de Juiz de Fora e região”, avaliou o subsecretário de Desenvolvimento Regional, Douglas Cabido.
Sede cumpre agenda na cidade
Durante a tarde, o subsecretário de Desenvolvimento Regional, Douglas Cabido, e o superintendente de Desenvolvimento de Potencialidades Regionais, Frederico Amaral e Silva, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado (Sede), cumpriram agenda com o secretário Ignacio Delgado, e equipe da Sedic. Em encontro com o diretor do grupo Multiterminais, Ricardo Vega, e o gerente operacional da empresa, Alexandre Rezende, os representantes do estado conheceram as operações do Porto Seco e assistiram à apresentação de um plano de atração de importadores do setor têxtil-confeccionista para a cidade.
Ainda na ocasião, ações previstas na “Carta de Juiz de Fora”, entregue ao Governo do estado em dezembro, foram repassadas com o estado para a definição de prioridades e entregas. A primeira delas, o reconhecimento do APL, aconteceu nesta quinta-feira.