Os profissionais que atuam nas escolas estaduais de Minas Gerais já começaram a preparação para o início do ano letivo de 2022, agendado para a próxima segunda-feira (7/2). Ao longo desta semana, professores e equipes gestoras trabalham no planejamento, nas reuniões e na formação continuada.
A organização e a formação dos profissionais na Escola Estadual Capitão Godoy, em Volta Grande, na Zona da Mata, são as prioridades. A partir deste ano será implementado o Novo Ensino Médio, etapa curricular que a instituição de ensino oferece.
“O primeiro dia foi de planejamento. Depois abordamos a grade curricular e discutimos sobre a avaliação que será aplicada aos estudantes para saber como está o aprendizado. Na sexta-feira vamos definir os detalhes para a semana de acolhimento dos alunos. O objetivo é voltar com fôlego total”, conta a diretora, Maria Margareth Carvalho.
Depois de quase dois anos sem atividades presenciais, devido a um decreto impeditivo municipal, a unidade de ensino se prepara para receber os alunos. “Todos conhecem os protocolos. Os alunos encontrarão novidades: a escola foi reformada e vamos começar a oferecer o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI)”, afirma Maria Margareth.
União de esforços
Já a equipe da Escola Estadual Professor José Madureira, em Santo Antônio do Rio Abaixo, na região Central, promoveu algumas reuniões em conjunto com a rede municipal. “A parceria com o município é muito importante, porque a educação é uma só. Todos os nossos alunos vêm de lá. É importante alinharmos nosso trabalho”, destaca o diretor, Frank Isley Andrade.
A Semana Pedagógica é o momento de manter a equipe unida e comprometida, como lembra a gestora Mônica Ribeiro, da Escola Estadual Dr. Luiz Pinto de Almeida, em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas Gerais. “Uma preparação bem feita significa uma escola funcionando bem o ano todo”, frisa.
Ano letivo
Na rede estadual de ensino de Minas Gerais, o ano letivo terá início na próxima segunda-feira (7/2) e as escolas estão se preparando para receber, com segurança e acolhimento, seus estudantes.
A participação dos alunos nas atividades presenciais será obrigatória e todas as orientações dos protocolos de biossegurança e sanitário-epidemiológicos vigentes da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) e das Deliberações do Comitê Extraordinário Covid-19 serão rigorosamente seguidas.
Fonte: Agência Brasil