O Comitê Olímpico do Brasil (COB) informou no início da tarde desta quinta-feira, 27.01, que Bruna Moura, convocada para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos Pequim 2022, no esqui cross-country, sofreu um acidente automobilístico próximo à cidade de Obervintl, na Itália. A atleta seguia para a Alemanha, após um período de treinos na Áustria, onde faria os testes RT-PCR exigidos para entrada na China.
Bruna sofreu fraturas na ulna (osso do antebraço) e nos pés e se encontra hospitalizada. O COB e a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) estão prestando todo o suporte à atleta.
Com a impossibilidade do embarque imediato para Pequim, COB e CBDN convocaram para o seu lugar a atleta Eduarda Ribera, terceira colocada entre as atletas que disputaram as duas vagas femininas do Brasil na modalidade. Duda já vinha cumprindo os protocolos exigidos pelo Comitê Organizador e deve embarcar para a China nesta sexta, 28.
Ao todo, o Brasil terá 11 atletas nos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022, que serão disputados de 4 a 20 de fevereiro. A maior parte representa o bobsled. A equipe será formada por Edson Bindillati, Edson Martins, Erick Vianna e Rafael Souza, tendo Jefferson Sabino como reserva.
No esqui cross country, o país terá Manex Silva, no masculino, e Jaqueline Mourão e Eduarda Ribera, entre as mulheres. A vaga no esqui alpino ficou com Michel Macedo. Já Sabrina Cass, no esqui estilo livre moguls, e Nicole Silveira, no skeleton, cumpriram os requisitos para as vagas e confirmaram a participação nos próximos Jogos.
Fonte: Comitê Olímpico do Brasil (COB)