Secretaria de Segurança mantém intercâmbio para desenvolvimento de novos projetos

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) vem estreitando contatos com outras Guardas Municipais a fim de conhecer experiências e práticas de sucesso desenvolvidas localmente e traduzir seus efeitos para a realidade de Juiz de Fora. Na tarde desta terça-feira, 18, a equipe da Sesuc teve reunião remota com a Guarda Civil Municipal (GCM) de Barbacena. A intenção do processo de aproximação é o estabelecimento de parceria para a implementação de projetos exitosos nos moldes dos realizados por aquela corporação. O foco de interesse foi o trabalho realizado junto à comunidade escolar pela GCM.

Barbacena demonstrou o funcionamento da sua “Ronda Escolar”, frente de patrulhamento preventivo, que atua junto a estabelecimentos de ensino, sob a perspectiva da abordagem comunitária e cidadã de alunos, professores, funcionários e comunidade do entorno. Efetivo envolvido, perfil para o empenho, setorização do município e o estabelecimento de interação com a equipe escolar foram pontos destacados.

O agente do grupamento barbacenence, GCM Carlos Ferreira Dias, responsável pela apresentação feita a Juiz de Fora, considerou o encontro positivo para as instituições coirmãs. “Vejo como importante e necessária a troca de informações e experiências entre as instituições Guardas Municipais. Estas trocas encurtam o crescimento institucional, favorecendo a implementação de novas ferramentas, principalmente voltadas para o exercício da segurança preventiva”.

A secretária de Segurança Urbana e Cidadania, Letícia Paiva Delgado, não escondeu o interesse em reativar a equipe de atuação em área escolar da Guarda Municipal. “Temos a intenção de atuar mediante ações preventivas na segurança escolar, zelando pelo entorno e participando de ações educativas com o corpo discente e docente das unidades de ensino municipal, de forma a colaborar com a implantação da cultura de paz na comunidade local”, estabeleceu.

Juiz de Fora já teve trabalho de prevenção voltado para a comunidade escolar. O grupamento Guardas no Apoio e Proteção nas Escolas (Gape) realizava visitas, palestras e atividades de prevenção dentro de sala de aula com crianças da rede municipal. Temas como bullying, meio ambiente, trânsito, drogas e cidadania compunham o repertório de temas abordados. O projeto deve passar por reformulação para retorno em nova concepção.

Reforçando o intercâmbio

O intercâmbio tem sido estratégia frequente para a segurança. Em julho do ano passado, a Secretaria conheceu de perto a Guarda Municipal de Contagem, corporação com estrutura e atuação avançadas no cenário da segurança pública nacional. Em novembro, o relacionamento interinstitucional trouxe para apresentação de palestra, no evento de lançamento do Plano Municipal de Segurança Urbana e Cidadania, o secretário de Segurança Cidadã de Diadema, Benedito Mariano.

A busca por parcerias favorece e estimula o advento de novas propostas. “A gente conhece atividades que estão dando certo e isso traz novo impulso para nosso trabalho. Os exemplos servem de guia, para o que queremos implantar. A vantagem é que não partimos do zero, o caminho trilhado por nossos parceiros nos ajuda na adaptação às nossas necessidades e condições e fica mais fácil acertar também”, afirmou, antecipando que 2022 será um ano de muito trabalho e de novos projetos para a Guarda Municipal e para a Sesuc.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.