Cesama implanta 50% da nova rede de recalque da Rua Santa Terezinha

A Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) já implantou 50% de 1,7 quilômetro de redes de recalque na Rua Santa Terezinha e adjacências. A obra é parte integrante da nova estação elevatória de água que a empresa está construindo na comunidade de Santa Terezinha, para reforçar o abastecimento nas proximidades do Bairro Bairu. Atualmente, a companhia segue atuando na fundação da unidade. Representando um investimento de mais de R$ 4 milhões, as duas intervenções têm previsão de término para maio deste ano.

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, os serviços de implantação da nova rede de recalque, atualmente, estão focados na Rua Alencar Tristão, no Bairro Santa Terezinha. O trânsito na via, no sentido bairro-Centro, está parcialmente interditado, em período integral, com desvio pela Avenida Rui Barbosa, no trevo localizado nas proximidades da entrada da comunidade de Eldorado. Até o final de janeiro, a via irá receber tubos de ferro fundido, com 350 milímetros de diâmetro. Na sequência, os trabalhos seguirão para a Rua Paracatu.

Reforço no abastecimento

A elevatória e a rede irão reforçar o abastecimento nas comunidades de Bairu, Bandeirantes, Bom Clima, Quintas da Avenida, Nossa Senhora das Graças, Eldorado, Progresso, Marumbi e Santa Paula. “Graças à nova tubulação, também poderemos viabilizar esse trajeto sem ter que passar pelo Reservatório Henrique de Novaes, garantindo assim mais agilidade e independência para o sistema da região”, explicou o diretor de desenvolvimento e expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral.

A rede de recalque irá transportar água da nova elevatória, que conta com um conjunto motobomba com potência de 175 cavalo-vapor (cv), para a tubulação existente no cruzamento entre a Avenida Barão do Rio Branco, Centro, e a Rua Paracatu, no Bairro Santa Terezinha. Desse ponto, a água seguirá até os novos reservatórios da Cesama na Rua Jacob Antônio Scoralick, na parte alta do Bairu.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.