Parque municipal completa três meses nesta quarta-feira com quase 18 mil visitantes

O Parque Municipal completa nesta quarta-feira, 12, três meses de funcionamento, e está próximo de superar a marca de 18 mil visitantes neste período, provando ser um sucesso com a população de Juiz de Fora. E, neste período de férias, o local é ideal para a prática de diversas atividades, que vão de apreciar a paisagem a exercícios físicos.

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, com área superior a 5 mil m², o Parque possui quatro campos de futebol, quatro quadras, um ginásio poliesportivo coberto, dois espaços para instalações de restaurantes, salão de jogos, instalações de churrasqueiras, pista de caminhada e trilhas, além de estacionamento e áreas arborizadas, o que permite a prática de inúmeras possibilidades de atividades de lazer.

Desde o dia 12 de outubro, o Parque Municipal passou a ser destino constante de visitas por parte dos moradores da cidade em seus momentos de lazer, um cenário de descontração, encontros de família, prática de exercício físico e momentos de relaxamento.

O secretário de Comunicação Pública, Márcio Guerra, ressalta que o Parque tem cumprido a proposta para o qual ele foi projetado. “Avançamos bastante na divulgação do parque. O espaço já se tornou uma referência turística para Juiz de Fora e um projeto exitoso da gestão da prefeita Margarida. Esperamos que esse número cresca cada vez mais.”

De acordo com o secretário de Turismo, Marcelo do Carmo, “18 mil visitantes da cidade e de vários outros lugares representam o quanto a cidade carece de espaços verdes, acessíveis e democráticos. É muito bom perceber que o trabalho de uma equipe enorme e multidisciplinar da PJF, tem sido usado e curtido por muita gente! Vida longa ao Parque Municipal, com cada vez mais opções.”

Localizado na Rua do Contorno, s/n, no bairro Nova Califórnia, o Parque Municipal funciona de terça a domingo, das 8h às 17h, e a entrada é gratuita.

Comprovação de vacinação

No caso de pessoas com idade igual ou superior a 12 anos, o acesso só será liberado mediante apresentação de carteira de vacinação ou do aplicativo Conecte SUS, que comprove a aplicação da primeira, segunda ou terceira dose contra o coronavírus, seguindo o calendário de cada faixa etária no município.

As normas sanitárias incluem ainda aferição de temperatura na entrada do parque, uso de máscara durante todo o período de permanência nos locais, distanciamento mínimo de um metro e meio entre as pessoas e uso de álcool em gel.

Animais no Parque

Para quem é amante dos animais, temos alguns cuidados. O Parque é um local de natureza, e temos a sorte de termos visitantes silvestres, como Saguis, e é muito importante que esses animaizinhos não sejam alimentados, pois essa prática é errada e até perigosa para a saúde deles.

Para quem quer levar o seu cachorro para passear no Parque, também temos algumas regras. Cães das raças Pitbull e suas variações – como Staffordishire, Bull Terrier, American Bully -, além do Rottweiler, Fila Brasileiro, Doberman e Mastim Napolitano, devem usar a focinheira, pois são considerados como raças de potencial agressivo, segundo a legislação brasileira. Os demais podem passear pelo Parque sem restrições, mas é indispensável o recolhimento dos dejetos do pet, independente da raça.

Gestão do Parque Municipal

O Parque tem gestão do Comitê Gestor vinculado à PJF, de caráter permanente e com capacidade deliberativa. A direção se dá de maneira tripartite, entre membros da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), da Secretaria de Turismo (Setur), da Secretaria de Comunicação Pública (Secom).




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.