Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, a Subsecretaria de Atenção à Saúde (SSAS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) é responsável pelo primeiro atendimento e por uma gama de ações, nas esferas individuais e coletivas, abrangendo a proteção e promoção da saúde, a prevenção de danos e agravos,a identificação e diagnóstico, a reabilitação, a redução de anomalias e o monitoramento da saúde com o propósito de progredir uma atenção integral aos juiz-foranos, que repercute positivamente na saúde de todas e todos.
Os setores da SSAS formam a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e estão em constante comunicação com toda a rede e é composta pela atenção primária e secundária à saúde. É constituída pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), Equipe de Saúde da Família (ESF), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), educação permanente, planejamento de obras, saúde bucal, serviços especializados, de diagnóstico, apoio e terapêutico.
A Subsecretária de Atenção à Saúde, Joana D’Arc Zanelli, enfatiza que mesmo com o agravo da pandemia, a SSAS continuou os trabalhos de acolhimento, diagnóstico, testagem e vacinação. Com a demanda ainda maior por conta da pandemia e campanha de vacinação contra a Covid-19, juntamente com a de rotina, a avaliação de 2021 é positiva.
“Apesar dos desafios e limitações impostos pela pandemia, a assistência participou da campanha gigantesca contra a Covid-19 concomitante às demais ações realizadas nas unidades básicas. Praticamente 70% da vacinação realizada em Juiz de Fora foi realizada pelas equipes de atenção primária, e as nossas equipes tiveram papel essencial, se desdobrando e fazendo o seu máximo. Fizemos a gestão complexa das emendas parlamentares e os recursos vinculados, que puderem conceder uma qualificação e robustez na nossa assistência como um todo. Esse entendimento e organização do dinheiro público, ressaltamos também como um dos pontos positivos deste ano”, afirma Joana.
Dentre as principais ações da SSAS no enfrentamento à pandemia, estão à expansão do quadro de profissionais para atendimento à população, manutenção do Centro Covid, localizado no PAM Marechal, que concede suporte ao território descoberto da atenção primária, bem como na identificação de casos suspeitos e nas sequelas pós-Covid, entrega de câmaras frias para as UBS’s, entre outras ações. A subsecretaria teve uma participação ativa nas campanhas de vacinação em 2021, tanto na contra a Covid-19, utilizando 46 UBSs na zona urbana e também levando a vacinação à zona rural, quanto nas campanhas de imunização contra a Influenza, Antirrábica em cães e gatos, além de manter toda a vacinação de rotina, disponibilizando imunizantes que combatem mais de 30 diferentes doenças. Com as retomadas das atividades, os departamentos também foram empenhados na elaboração do Plano de Retorno Seguro das atividades escolares.
Obras, modernização e mapeamento para a construção de novas UBS
Foram concluídas e entregues obras nas unidades do bairros Santa Rita, Cruzeiro do Sul, Progresso, Grama, Santos Dumont e Caeté, além de reformas em outras unidades. A UBS Bandeirantes está com a data prevista para conclusão dos trabalhos no final deste ano. Visando a melhorar e agilizar os serviços, foi contratado empresa para a implementação de redes estruturadas de comunicação e de dados (rede lógica). Na UBS do bairro Igrejinha, os trabalhos já foram concluídos, seguindo para o bairro Furtado de Menezes, que está em andamento. Outras unidades serão atendidas em 2021. Além disso, são realizados estudos e mapeamento de territórios para que futuramente possamos expandir a cobertura e até mesmo termos outras unidades.
Adesão à programas
Com a adesão, foram recebidos cinco novos médicos que fazem parte do Programa Mais Médicos e renovação do contrato de outros 11 médicos. As equipes estão trabalhando na adesão do novo Edital do Programa Médicos pelo Brasil, que substituirá o Mais Médicos. Os outros aderidos pela gestão foram: Saúde com Agente; Saúde na Escola (Crescer Saudável e Estratégia NutriSUS, no âmbito do Programa Saúde na Escola); Saúde em Redes, do Governo Estadual; Sequência nos procedimentos ligados às diferentes linhas de ação da Política Estadual de Promoção da Saúde. Estes e outros programas têm o objetivo de expandir e melhorar cada vez mais nossa atuação.
Planos para 2022
A SSAS vai atuar para que a rede de prevenção de doenças e promoção da saúde, bem como o atendimento seja cada vez melhor e mais organizado, dando sequência aos trabalhos deste ano. As UBSs são a porta de entrada da maior parte da população, e trabalhar levando em conta as especificidades de cada território é de suma importância. Em 2022, a SSAS estará voltada para cada vez mais fazer este atendimento integrado e inteligente.
Outra ação importante que foi iniciada e que terá sequência no começo do próximo ano é o cadastramento das pessoas atendidas pelas UBSs no “Previne Brasil”. O cadastro é essencial para o repasse de recursos federais destinados à manutenção dos serviços nas unidades de saúde do município, como consultas médicas e de enfermagem, procedimentos e exames. Para ser cadastrado, o cidadão deve levar documentos pessoais como o CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e um comprovante de residência até sua UBS de referência, caso esta possua Estratégia Saúde da Família ou equipe de Atenção Primária, e solicitar a realização de seu cadastro aos profissionais da unidade.
Outra das ações específicas já programadas para 2022 é a realização do Seminário de capacitação, da Rede como um todo, totalizando 320 profissionais, com o tema sobre prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis, focando na sífilis na e AIDS, para assim regionalizar o teste rápido, aproveitando para trabalhar protocolos de outras patologias negligenciadas/transmissíveis.