Juiz de Fora ultrapassou um milhão de vacinas aplicadas contra a Covid-19 nesta segunda-feira, 27. Já são 1.001.828 doses de esperança e este número expressivo é fruto do sucesso de uma gestão da saúde pública que tem como prioridade defender a vida das pessoas por meio da ciência, da valorização do Sistema único de Saúde (SUS) e do trabalho de seus profissionais. Com organização logística de diversas secretarias da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e grande esforço de centenas de pessoas, entre profissionais da saúde, servidores de diversos setores e voluntários, a proteção da vacina pôde ser levada a tantos juiz-foranos.
Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, a campanha foi iniciada em 20 de janeiro deste ano, quando 47 vacinadores receberam as primeiras doses aplicadas no município para que, posteriormente, pudessem iniciar a imunização dos profissionais de saúde que, naquele momento, trabalhavam na linha de frente. A partir daí, diversos grupos prioritários e a população em geral foi vacinada e, atualmente, todos os adolescentes a partir de 12 anos podem receber o imunizante, disponível também para segundas doses e de reforço vacinal. Soma-se a isso a preparação para levar a proteção da vacina às crianças, assim que possível.
A prefeita Margarida Salomão lembra da importância do esforço e organização da PJF, entretanto, ressalta que a alta adesão da população juiz-forana à vacina é um fator primordial para que tenhamos índices tão bons e sigamos progredindo. “Juiz de Fora escolheu o lado da vida. A Prefeitura trabalhou muito para que a campanha de vacinação fosse o sucesso que é. Mas nada seria possível sem o protagonismo de nossa população, que abraçou a causa da vacina. É para nosso povo que todos os cumprimentos devem ser dirigidos. Viva Juiz de Fora!”
Considerada como uma das campanhas de vacinação contra a Covid-19 mais bem-sucedidas e consolidando-se acima das médias nacional e estadual, tanto na aplicação de primeiras quanto de segundas doses, a campanha de imunização contra a Covid-19, realizada pela Secretaria de Saúde (SS) da PJF, se aproxima de 90% da população de Juiz de Fora com ao menos a uma dose recebida e de 80% com a 2ª dose. São 464.399 pessoas com a dose inicial, sendo que 419.409 já tomaram a segunda, além das 118.020 pessoas que já tiveram acesso à vacina de reforço. No momento, o complemento do esquema vacinal, através da aplicação da segunda dose e do reforço, é o foco da campanha. Cerca de 5 mil pessoas têm recebido vacinas diariamente, sendo que a maior parte delas tem buscado pela dose de reforço.
A secretária de Saúde, Ana Pimentel, ressalta que só foram possíveis estes resultados positivos graças ao Sistema único de Saúde (SUS), à Ciência e ao esforço de tantas pessoas envolvidas direta ou indiretamente na campanha de imunização. “Chegar a este número de doses aplicadas e pessoas alcançadas é resultado do trabalho e do compromisso dos servidores públicos, do SUS e da Ciência, que possibilitou a existência da vacina. Foi um ano de muito trabalho, de muito esforço, e o efeito principal disso é que hoje as nossas taxas de ocupação de leitos estão baixas. Agora, queremos seguir avançando e, por isso, chamamos toda a população para que tome a dose de reforço. A vacina salva vidas e precisamos de todos para superar definitivamente a pandemia.”
Envolvido diretamente na campanha contra a Covid-19 desde o começo, o subsecretário de Vigilância em Saúde, Jonathan Ferreira, também agradece aos que trabalharam para que o sucesso da vacinação em Juiz de Fora fosse possível. “Chegar a um milhão de doses aplicadas é um feito histórico, que é fruto do esforço coletivo para a promoção da saúde. Em um cenário atípico e desfavorável, a Prefeitura mostrou sua força de trabalho e seu compromisso com a população, levando a um milhão de doses aos braços dos munícipes. Contamos com apoio de servidores, voluntários, trabalhadores e estudantes da área de saúde. A eles, nosso muito obrigado.”
A supervisora do Setor de Imunizações, Marcilene Chaves, comemora mais esta marca do combate à pandemia em Juiz de Fora e as mudanças que o avanço na vacinação já trouxe. “Como resultado da alta cobertura vacinal que temos em Juiz de Fora das pessoas a partir de 12 anos, as taxas de contaminação caíram e, aos poucos, diversas atividades puderam voltar de forma segura, como o caso das aulas das crianças. Inclusive, já nos preparamos para realizar a vacinação dessas crianças assim que for liberado. Estamos vivendo um momento bem melhor que no mesmo período do ano passado e isso acontece graças ao SUS, graças à Ciência e graças à vacinação, que está nos permitindo reverter esta história. Essa marca de um milhão de doses é para ser celebrada e mostra o quão mais seguros estamos com tantas pessoas sendo vacinadas. Nós, que desde os primeiros momentos estamos diretamente envolvidos neste trabalho, ficamos com uma sensação muito boa ao ver estes resultados, o que nos dá ainda mais força para seguir em frente.”
Campanha de vacinação feita para todas e todos
Com o objetivo de levar a vacina para perto das pessoas e pensando nas especificidades de cada um dos diversos públicos a serem imunizados, a PJF utilizou 46 UBSs da zona urbana como pontos de vacinação, além de periodicamente aplicar vacinas nas unidades da zona rural. Grandes pontos de vacinação deram importante suporte através de parcerias, como com o Sport Club Juiz de Fora, onde mais de 200 mil vacinas foram aplicadas; Círculo Militar; RU da UFJF, Sesc JF; além de prédios utilizados pela Prefeitura, como o Pam Marechal e, atualmente, o Espaço Cidade, entre outros locais que auxiliaram ao longo deste ano.
Sempre buscando que a vacina chegue a todas e todos da melhor e mais breve forma possível, a aplicação também aconteceu em locais voltados à públicos específicos, como nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), na Associação de Livre Apoio ao Excepcional (Alae), no Departamento de Saúde do Idoso (DSI), entre outros. Além disso, foi realizada a imunização de acamados com nossas equipes indo até as suas residências, de pessoas privadas de liberdade nos presídios do municípios e de pessoas em situação de rua, através da equipe do Consultório na Rua.
Realizar a vacinação em horários diversos ao longo da semana, incluindo no começo da noite, e também aos sábados foram algumas das ações da SS/PJF para facilitar o acesso das pessoas que não conseguem ser vacinadas ao longo do expediente de trabalho e dar para dar acesso aos imunizantes para os mais diversos grupos. A vacinação no drive-thru da UFJF, que possibilita que as pessoas possam aguardar na fila e serem vacinadas dentro dos seus carros, facilitando a imunização daqueles que têm problemas de mobilidade, é fruto da mais uma bem-sucedida parceria da PJF com a Universidade.
Avanço de vacinação e manutenção dos demais cuidados fazem casos e óbitos diminuírem
Os números de casos de contaminação por Covid-19, de casos graves da doenças, e das internações decorrentes do vírus têm caído de maneira constante nos últimos meses e, segundo dados da Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Juiz de Fora felizmente não tem nenhuma notificação de óbito causado pelo vírus desde o dia 9 de dezembro. Os números são animadores são frutos da vacinação e dos cuidados, por isso devemos seguir avançando na imunização e manter os cuidados básicos, como o uso correto de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social, para que desta forma possamos voltar à normalidade o mais breve possível.
Transparência e informação à população
Os dados atualizados da vacinação são divulgados diariamente nas redes sociais e no site da PJF pelo vacinômetro. Diariamente, também são atualizadas as informações sobre locais e horários de vacinação, bem como o calendário dos públicos que devem receber a dose naquele período. Mas se, ainda assim, houver dúvidas, há o atendimento no whatsapp voltado para a população tirar dúvidas gerais sobre a vacinação contra a Covid-19, pelo número 3690-7389