Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado na quinta-feira, 23, pelo Ministério da Economia, aponta que Juiz de Fora ficou com saldo positivo no mês de novembro, com a geração de mais 1.594 postos de trabalho. O saldo é a diferença entre 5.357 admissões e 3.763 desligamentos no período. No acumulado de 2021, a cidade tem saldo positivo de 6.866 empregos. “Essa é uma ótima notícia e mostra que a cidade está reagindo. Vamos persistir nesse caminho que nos leva a uma situação muito favorável frente a Minas Gerais e ao Brasil. Juiz de Fora destaca-se no panorama mineiro e nacional. Nesse caminho, fortalecendo setores consolidados e trazendo novos investimentos, tenho certeza de que o ano de 2022 será de prosperidade para todos nós”, destacou a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão.
Em relação ao mês anterior, quando foram gerados 430 postos de trabalho, Juiz de Fora apresentou crescimento de 270,7%, liderando a tendência de alta em relação a Minas Gerais a ao Brasil, com percentuais de 17,70% e 34,06%, respectivamente Em novembro, o estado registrou saldo de geração de postos de trabalho de 24.035, e o país registrou 324.112. Em outubro, foram 20.411 e 241.766 novos postos.
Para o Secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), Ignacio José Godinho Delgado, os resultados positivos que Juiz de Fora vêm obtendo no Caged, dentre outros fatores, atestam a elevação da confiança dos empreendedores em investir na cidade. “Vale destacar a forma como a cidade vem lidando com a pandemia, com uma gestão responsável que permite avanços progressivos na retomada das atividades, sem retrocessos, como ocorreu em várias cidades. Por seu turno, a melhoria no ambiente de negócios, manifesto na redução do tempo para abertura de empresas e sua regularização, resultante da articulação de vários órgãos da administração na Sala do Empreendedor, junto a outras medidas para conferir agilidade à administração, dão uma sinalização para a cidade de que Juiz de Fora é um lugar cada vez mais amistoso a novos empreendimentos. Há muito ainda a fazer e melhorar. Mas estamos no caminho certo”, destacou.
Neste mês, a cidade registrou um saldo positivo de 885 postos com perfil feminino, enquanto o masculino registrou um saldo positivo de 709 postos. Destes, destacam-se os profissionais com ensino médio completo (905) e médio incompleto (207). Considerando a faixa etária, a maioria, 792 empregados, têm de 18 a 24 anos.
O setor que obteve o melhor saldo foi o de Comércio (778), seguido pelo de Serviços (670), de Indústria (139) e Agropecuária (11). Já o setor da Construção Civil, apresentou saldo negativo de 4 postos em novembro. Destacam-se as vagas de Trabalhadores dos Serviços, Vendedores do Comércio em Lojas e Mercados (860) e Trabalhadores de Serviços Administrativos (354).
Acumulado do ano
Do total de 6.866 empregos gerados na cidade de janeiro a novembro, 2.973 são do setor de Serviços, 1.843 do Comércio, 1.058 da Indústria, 984 da Construção Civil e 8 da Agropecuária.