A tradicional Troca da Guarda Governamental do Palácio da Liberdade voltou a ocorrer, em Belo Horizonte, no último domingo (5/12). O evento foi promovido pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).
A troca foi acompanhada pelo comandante-geral da PMMG, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, e pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Edgard Estevo da Silva.
“Às portas de comemorarmos o centenário da Independência, é uma alegria imensa podermos retomar esse rito da troca da guarda, seguindo os protocolos sanitários necessários. O turismo cívico tem ganhado cada vez mais espaço, a exemplo de outros países. Em Minas, temos o entendimento da terra e da história, da tradição da liberdade com segurança. Sabemos que somos, pelo segundo ano consecutivo, o estado mais seguro para se fazer turismo no Brasil, e isso tem um valor imensurável para a expansão do nosso setor, sobretudo na internacionalização e na atração de turistas estrangeiros. Eventos como este nos lembram quem somos, nossas origens, e também para onde vamos”, ressaltou Leônidas Oliveira.
A cerimônia foi composta por um conjunto de ritos militares, que se destacam pela beleza e pela precisão de movimentos de ordem unida. Para o comandante-geral da PMMG, participar da liturgia militar, aberta ao público, foi um privilégio. “A Polícia Militar está muito orgulhosa de compor esta grande parceria. No momento em que Minas Gerais está no topo da segurança pública do país, de acordo com os dados do Ministério da Justiça, aumenta a nossa obrigação de fortalecer a segurança e de, cada vez mais, estarmos mais próximos da população”, disse o coronel Rodrigo Rodrigues.
A partir de agora, a troca da guarda governamental irá ocorrer todo primeiro domingo de cada mês, no Palácio da Liberdade. A ação integra as iniciativas mineiras para promover a retomada do turismo.. “Hoje, temos aqui mais um evento do turismo cívico, que defende nossas tradições culturais e símbolos nacionais. O objetivo é levar um recado para todos os mineiros: Minas é, sim, o melhor estado para se viver, investir e fazer turismo seguro”, destacou Edgard Estevo.
Domingo cultural
Além da Troca da Guarda Governamental, outros dois eventos enriqueceram a programação do domingo e chamaram a atenção de quem passava pelo local: a “Mostra de Viaturas Históricas”, com veículos cujos modelos, pinturas e cores retratam um pouco da história da corporação e do policiamento nas décadas de 1970 e 1980, e a apresentação dos músicos do Centro de Atividades Musicais da PMMG, por meio do projeto Banda na Praça.
Fonte: Agência Minas